O mercado de trabalho tem mudado muito, tornando-se cada vez mais ágil e tecnológico. Com uma maior integração dos mundos físico e digital, metodologias como o DevOps e ferramentas como sistema de gestão de compras têm surgido para dar competitividade para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Muitos gestores ainda se perguntam por que implementar uma cultura como DevOps, por exemplo. O principal motivo costuma ser sua eficiência. Afinal, mais do que um método de trabalho, é uma filosofia incorporada à cultura do negócio que permite a automação da abordagem de processos. Isso reduz erros humanos, dá escalabilidade e aumenta desempenho, além de incentivar a colaboração entre departamentos.
Na cadeia de suprimentos, isso não é diferente. Para mantermos uma gestão de compras cada vez mais eficiente, precisamos criar processos mais automatizados e cada vez menos manuais. Não é à toa que empresas que realmente incorporam uma cultura de inovação costumam ter maiores taxas de crescimento.
Se antes os processos eram feitos manualmente e o sourcing era feito à caneta e papel, hoje, a sociedade e os clientes exigem cada vez mais rapidez de resposta, o que significa que a automação se tornou necessária para qualquer empresa moderna poder se diferenciar.
Ao investir em novas tecnologias 4.0, o negócio tem as condições necessárias para pensar de maneira mais estratégica, aumentar a produtividade e vender mais. Afinal, seu caráter mecânico se torna digital, dando liberdade e tempo para as equipes tomarem decisões com maior planejamento desde a geração de pedidos até a negociação e análise de riscos por meio de indicadores de desempenho reais.
Seja uma plataforma de fornecedores ou marketplace B2B, sua gestão de compras passa a integrar a indústria tecnológica com assertividade, trazendo até mesmo maior satisfação para seus colaboradores, pois ajuda a desafogar esses profissionais e garante que eles tenham maior qualidade de vida no trabalho, motivando-os a usar habilidades estratégicas.
Não tem como falar de tecnologia na cadeia de suprimentos sem falar da Nimbi. Especializada em supply chain management, ela é uma empresa com soluções que aumentam a produtividade e economia para as organizações.
Seus dois principais produtos são:
Esse sistema de gestão de compras permite que o processo seja completamente digital, desde a gestão de fornecedores até o controle de pagamentos de notas fiscais, e pode ser adquirido em pacotes flexíveis que melhor se encaixam na realidade organizacional.
Por exemplo, se o negócio precisa de uma plataforma de fornecedores para cadastrá-los, é possível contratar o módulo Certifica. No entanto, se também precisar solicitar cotações, pode fazer um pacote com os módulos Certifica e Negocia juntos.
Assim, de acordo com cada necessidade, dá para montar uma ferramenta que faça sentido no cotidiano da empresa e ainda ter a possibilidade de evoluir conforme essa realidade for se transformando.
Essa ferramenta é uma espécie de marketplace B2B em que a empresa encontra uma solução em nuvem totalmente gratuita para automatizar até 70% das aquisições de indiretos e aproveitar mais de 30 mil itens pré-negociados pela Nimbi. Com integração ERP e personalização, sua gestão de compras tem um saving médio de 15% nas negociações e exige menor esforço operacional das equipes.
Implementar uma cultura que verdadeiramente incentive a tecnologia e a incorpore sem criar embates entre setores ou equipes é um desafio, mas é importante perceber como ela se tornou essencial para negócios do Brasil e do mundo. Se a sua empresa não está preparada para essa transformação digital, talvez esteja na hora de procurar parceiros como a Nimbi que facilitem esse processo.
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