Conheça o propósito da Nimbi no mercado de supply chain brasileiro

Agilidade, decisões embasadas em dados, confiabilidade e compliance. Essas exigências que o mundo das Compras 4.0 traz para a área são os mesmos diferenciais que a Nimbi oferece para o mercado de supply chain. Com 7 anos de atuação e próxima a grandes players como Ambev, Vale, BASF, PETRONAS, VIBRA Energia e Smartfit, nossas soluções vão ao encontro das necessidades dos compradores.

Neste artigo, você conhecerá melhor uma das principais desenvolvedoras de soluções para a supply chain do país, a Nimbi. Acompanhe.

Entenda o propósito da Nimbi

Nas palavras da CEO da empresa, Carolina Cabral, “a Nimbi tem como vocação tornar a cadeia de suprimentos das empresas mais eficiente por meio de sua tecnologia disruptiva e de suas soluções inovadoras”. Ou seja, o objetivo é contribuir para que a área de compras seja cada vez mais estratégica, garantindo ganhos de eficiência por meio de novos processos.

Porém, quando falamos de propósito, estamos nos referindo a algo muito mais profundo, aquilo que conduz todas as ações e projetos. Para a Nimbi, é ser a conexão entre os fornecedores e compradores, transformando as relações na cadeia de suprimentos por meio de uma plataforma tecnológica flexível e intuitiva. 

Seguir esse princípio garantiu destaque à empresa que, ano após ano, acumulou na carteira clientes de diferentes portes e segmentos. Isso porque as soluções desenvolvidas sempre buscaram sanar as principais dores dos compradores. Processos operacionais e bastante morosos, falta de uma base de fornecedores atualizada e confiável, além da carga manual que cada requisição demanda são algumas delas.

Veja como as soluções da Nimbi refletem esse propósito

Para saber se o propósito determinado pela Nimbi é levado a sério, nada melhor que conhecer as soluções desenvolvidas. 

A solução de e-Procurement permite a busca e homologação de fornecedores, negociações transparentes, workflow de pedidos e requisições e a visibilidade do pagamento de fornecedores. Essa é uma ferramenta que viabiliza a transformação digital da área de compras dos clientes.

Já o Nimbi Private é o marketplace B2B, gratuito, feito para facilitar a compra de indiretos nas empresas. A Nimbi é responsável pela negociação dos itens, seleção dos fornecedores e implantação dos catálogos para que a experiência de compra seja ágil, segura e fácil para os solicitantes da empresa. Sendo assim, uma nova forma de comprar materiais indiretos, como descartáveis, escritório, higiene, limpeza e outras diversas categorias, com a segurança e controle que o B2B precisa

 

No entanto, esses são apenas um resumo de cada uma das ferramentas. Confira mais alguns detalhes.

e-Procurement

Esta é uma plataforma modular que atende às exigências de quem está inserido no mercado. Flexível, pode ser escalada de acordo com as demandas da área de compras. 

  • Gestão de Fornecedores: permite a criação de uma rede privada com os seus fornecedores e a validação de dados públicos (Receita Federal e Caixa Econômica), além da possibilidade de aquisição de relatórios de risco para as análises de políticas internas, assim como, por meio do módulo IDF, a avaliação das performances de seus fornecedores de contratos.
  • Negocia: utilizado para solicitar informações, cotações, propostas e realizar leilões reversos, este módulo ainda equaliza as propostas comerciais com o mapa comparativo na RFQ (Request for Quotation).
  • Compra e catálogo: este é o grande responsável por aumentar a produtividade do time de suprimentos! Todos os itens são previamente negociados para gerar pedidos automáticos, e também consolida diferentes solicitações em uma única negociação, possibilitando definir um fluxo de aprovação alinhado às suas políticas.
  • Paga: unifica as NFs a serem pagas e dá visibilidade aos fornecedores sobre o status do pagamento.
  • FUP: maior visibilidade e acompanhamento das entregas de materiais a serem realizadas no compartilhamento de informações para maior eficiência.
  • Analytics: nele, estão os KPIs mais importantes. Cost Avoidance por categoria, evolução do quanto foi gasto em cada uma delas, Saving e produtividade da equipe são alguns deles.

 

Nimbi Private

O Nimbi Private é uma solução gratuita e hospedada em nuvem. Foi desenvolvida para que a sua empresa adquira os insumos que o seu negócio precisa de forma simples e eficiente, e ainda proporciona um ambiente seguro capaz de automatizar 70% do processo de compra de indiretos. No marketplace corporativo, a equipe tem acesso a mais de 100 mil itens de diferentes categorias, em que todo o cadastro de produtos, negociação dos preços e a seleção dos fornecedores são responsabilidade da Nimbi.

Assim, o processo de aquisição é simplificado e otimizado para facilitar a navegação na plataforma, e os colaboradores autorizados podem selecionar itens e gerar diversos pedidos de uma única vez, por meio de um passo a passo intuitivo:

  1. Ao acessar o Nimbi Private, selecione “Endereço de Entrega”;
  2. Encontre os produtos desejados e os adicione ao carrinho;
  3. Atualize as quantidades e confira o pedido;
  4. Confirme a compra e pronto!Os materiais serão faturados pelos sellers indicados e entregues no endereço.

Ao contar com o marketplace, o ganho de produtividade fica em torno de 30%, enquanto o ciclo de compra apresenta uma redução de até 40%, o que permite que o time de suprimentos foque em atividades realmente estratégicas e faça sua empresa crescer ainda mais. 

Viu como o propósito da Nimbi está presente nas soluções entregues para o mercado? Preencha o formulário e receba o contato de um representante Nimbi!

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