Hoje, vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico. O mercado está mais competitivo, clientes exigem respostas mais rápidas e processos precisam acompanhar essas mudanças para garantir que negócios se mantenham relevantes. Para isso, diversos setores de empresas precisaram se inserir nessa nova lógica, e com a área de supply chain não foi diferente. Tipos de software de gestão de compras e plataforma de fornecedores surgiram para automatizar métodos e garantir maior eficiência.
De todos os benefícios do uso dessa tecnologia, no entanto, uma se destaca: a forma como as equipes de compras, agora, conseguiram ganhar produtividade. Pode-se dizer que os motivos para isso são alguns, veja aqui!
Muitas vezes, informações podem se perder entre setores da mesma empresa. Com o uso de um software de gestão de compras, isso é resolvido pois traz detalhes dos contratos e qualquer outra informação em tempo real. Esse tipo de compartilhamento de dados agiliza a logística e o planejamento de vendas, otimizando o funcionamento do negócio como um todo.
Com um sistema de gestão de compras, é possível otimizar a pesquisa de fornecedores, a ter acesso a itens pré-negociados e a obter uma comunicação mais rápida com os parceiros. Com o processo todo digitalizado, isso diminui as chances de erros e cria um acompanhamento mais eficiente de prazos e etapas.
Assim, o time consegue inserir os parâmetros necessários e os de compliance no sistema para que a gestão de compras seja feita com fornecedores confiáveis e compatíveis com tudo que a empresa necessita, reduzindo, ainda, custos operacionais.
O excesso de tarefas mecânicas pode gerar uma sobrecarga que afeta o rendimento e nível de satisfação de uma equipe de compras. Quando o software de gestão de compras entra em ação, ele ajuda muito a desafogar esses profissionais e garante que eles tenham maior qualidade de vida no trabalho, motivando-os a usar habilidades estratégicas.
Índice crucial no supply chain, o lead time diz respeito ao tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto em suas mãos. Ao utilizar um software de gestão de compras, uma empresa reduz seu lead time porque integra informações, reduz dependência de outras áreas para execução de atividades, melhora planejamento para aquisição de matérias-primas e faz estimativas mais precisas.
Essa redução do lead time ajuda não só a equipe de compras a ser mais eficiente, como também auxilia na experiência do cliente, porque a empresa conseguirá responder às suas demandas ainda mais rápido sem perder o controle de qualidade.
A Nimbi é a parceira perfeita que une todas essas vantagens de um software de gestão de compras. Afinal, com ela, é possível ter acesso a soluções de e-Procurement e marketplace B2B que automatizam o processo completo de compra, desde requisição de compras até visibilidade de pagamento, e facilita a vida da sua equipe de compras para trabalharem melhor e fazerem seu negócio crescer junto com eles.
Quer conhecer ainda mais nossos produtos? Continue lendo os artigos do blog e acompanhe nossas redes sociais.