Consultoria em logística: 3 indícios que a sua empresa está precisando dessa solução

consultoria em logística

Para os embarcadores, pode ser uma ótima maneira de mapear pontos de otimização. Para as transportadoras, uma maneira de reduzir custos e explorar todo o potencial da frota. Ou seja, a consultoria em logística é importante para qualquer empresa que dependa do transporte rodoviário de cargas. O problema é que muitos demoram a perceber os sinais que mostram que está na hora de contar com esse serviço.

Tal negligência pode ocorrer por vários motivos. Entre os principais estão o fato de, nem sempre, o setor de logística receber a devida atenção dos gestores, especialmente quando falamos dos embarcadores. Enquanto isso, algumas transportadoras ainda acreditam que essa é uma solução voltada apenas para grandes frotas, que percorrem o Brasil de norte a sul.

Neste artigo, mostraremos a você, gestor, a identificar quando essa ajuda é necessária para a sua empresa. Continue a leitura e veja se estes desafios que trouxemos são comuns no seu dia a dia.

3 sinais de que está na hora de buscar uma consultoria em logística

Atualmente, mais de 60% das mercadorias transacionadas em território nacional são movimentadas pelas rodovias. Essa é uma característica predominante há muito tempo e, ao que parece, não mudará tão cedo. Porém, algumas alterações no cenário têm feito os gestores ficarem atentos às otimizações que podem ser instituídas. O preço do diesel, como não poderia deixar de ser, é um dos maiores exemplos. Mas também existe a pressão por parte dos consumidores. Isso porque, agora, eles encaram o frete como um diferencial para fechar uma compra, seja ela B2C ou B2B.

Bom, só no parágrafo acima você já encontrou dois pontos de melhoria na sua gestão da logística. Mas existem outros que mostram que uma consultoria especializada pode ser uma boa ideia.

1. Os colaboradores estão sobrecarregados

Lidar com o despacho de mercadorias, definitivamente, não é tarefa simples. Além do grande número de demandas ocorrendo simultaneamente, alguns cuidados são cruciais, como a emissão de documentos para que o TAC pegue a estrada. Em meio a tantas etapas, é comum que a equipe acabe dedicando boa parte do seu tempo a “apagar incêndios”, não a atuar de maneira estratégica.

E é nessa hora que uma consultoria em logística pode ser determinante para mudar esse cenário. Ao contar com uma equipe externa, que tem uma visão mais clara e holística sobre o processo, dá para encontrar diversos pontos de melhoria. Entre eles, a revisão dos fluxos internos, dimensionamento da frota e calendarização das atividades.

2. A redução de custos é urgente

Neste ponto, não importa se é embarcador ou transportador, todos os envolvidos nesse processo compartilham desse objetivo. Acontece que para quem está inserido na rotina, muitas vezes fica difícil enxergar o que mais pode ser otimizado. Ao contratar uma consultoria, um dos trabalhos desenvolvidos é a revisão da malha logística.

Este é um conceito que vai além das rotas que os veículos usam para fazer as entregas. Ele, na verdade, engloba a cadeia completa, desde a produção, estocagem, centros de distribuição e os demais players da supply chain. Embora seja complexo e conte com várias frentes, a boa notícia é que, ao realizar uma revisão, há uma clara melhoria no nível de serviço e, inclusive, redução dos custos logísticos e tributários.

3. Precisa rever seus parceiros

Ter parceiros de longa data é ótimo! Porém, é inegável que essa boa relação pode deixar sua empresa acomodada e, assim, recorrendo sempre às mesmas soluções. E, claro, não precisamos nem citar quantas oportunidades sua empresa perde ao não oxigenar a lista de prestadores de serviço.

Porém, realizar esse trabalho pode demandar bastante da sua equipe que, como mencionamos acima, já pode estar bem sobrecarregada. Aqui, a consultoria em logística trabalha por meio de um processo estruturado e estratégico para a seleção de parceiros. Esse serviço engloba a crítica do modelo de contratação e simulação de cenários, sempre com base nas melhores práticas do mercado.

Se algum dos pontos mencionados neste artigo está presente na sua empresa, então buscar esse tipo de auxílio deve ser a sua prioridade. Ter acesso a um serviço que tem como foco a estratégia da logística, o aumento no nível de serviço e a melhoria das operações é uma forma de se manter competitivo ― e, claro, lucrativo.

Além da resolução dos desafios que trouxemos, os impactos de um serviço especializado se mostram, também, em outras frentes. A maior integração entre os players, metrificação de resultados, maior eficiência da gestão e na utilização dos ativos são alguns deles.

Ainda, vale mencionar que a consultoria em logística não é o único serviço voltado para o universo dos transportes. No artigo “Outsourcing da Torre de Controle: 4 vantagens para a operação logística”, você conhece mais sobre a terceirização na logística e seus principais benefícios. Boa leitura!

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin