Consultoria em logística nas operações de grande porte: qual a relação com a redução de custos?

consultoria em logística redução de custos

De acordo com o Anuário CNT do Transporte, mais de 219 mil empresas brasileiras contam com as rodovias para movimentar cargas. Ao colocarmos na soma as cooperativas e profissionais independentes, o número chega a um total de 2.270.861 veículos. Com isso, podemos perceber como ter eficiência na logística é uma peça fundamental dos negócios. Entretanto, as alterações econômicas têm feito os gestores ficarem atentos à otimização desse serviço em busca da redução de custos. Um dos caminhos para alcançar o resultado é a consultoria em logística.

Neste conteúdo, explicaremos por que contar com uma visão ampla pode melhorar seus processos. Tenha uma boa leitura!

Como a consultoria em logística ajuda na redução de custos?

Muitas vezes, trabalhamos tão imersos em nossos métodos que visualizar o que não está sendo positivo se torna difícil. Porém encontrar pontos de melhoria que auxiliem na redução de custos é algo primordial para ganhar destaque entre a concorrência. É nessas horas que contar com uma consultoria em logística facilita a busca. Estratégicos, os profissionais guiam os negócios por novos caminhos e firmam parcerias para gerar economia.

Com a expertise de quem já viu diferentes casos do seu segmento, os consultores sinalizam problemas, sugerem soluções e identificam oportunidades financeiras. Em muitos casos, são realizadas pesquisas entre os setores para entender as suas maiores dificuldades no dia a dia. Tudo é feito a partir do contato direto com a gestão estratégica, tática e operacional da empresa. Essa integração garante que os processos sejam simplificados sem afetar a estabilidade.

Em um cenário econômico desafiante para quem utiliza o transporte rodoviário, qualquer sinal de redução de custos deve ser explorado. Segundo a pesquisa Radar CNT do Transporte, o diesel, insumo insubstituível, subiu em 61,98% em relação ao ano passado. Assim, o que cabe é achar formas de amenizar esse impacto nos processos. Ainda, existe a pressão por parte dos consumidores. Isso porque, tanto no B2C quanto no B2B, o frete tem sido encarado como um diferencial para fechar uma compra.

Contudo, a consultoria em logística facilita que gestores em todo o mundo alcancem índices bons com práticas mais viáveis. Confira abaixo quais são os benefícios.

1. Revisão da malha logística

Um dos serviços oferecidos por consultorias é a revisão da malha logística. Com ele, pode-se definir quais cargas serão agrupadas, seguros serão reduzidos, como ganhar eficiência nas rotas, entre outros. Isso porque ele engloba a cadeia completa, desde a produção, estocagem, centros de distribuição até os demais players da supply chain. Embora pareça complexo, o ganho é nítido. Ao realizar uma revisão, há melhorias no nível de serviço e, inclusive, a redução de custos logísticos e tributários.

2. Mitigação de riscos

Seguir a normatização estabelecida legalmente para o transporte de mercadorias não é um fator questionável. Para ter certeza de que tudo está em conformidade, contar com um consultoria em logística é o mais indicado. Com um profissional experiente, é possível estruturar um departamento do zero ou reestruturar um já existente. Essa mudança agrega na simplificação dos processos, na segurança jurídica e, consequentemente, diminui os gastos de transportes da empresa.

3. Planejamento de estoque

Gere economia com o planejamento de compras, estocagem de insumos e produtos acabados. Por meio do histórico de vendas dos exercícios anteriores, é feita a elaboração de previsões baseadas em cálculos estatísticos. Assim, é possível adquirir a quantidade certa de matérias-primas para atender a sua demanda e negociar bons preços com fornecedores. Ainda, você evita o acúmulo de materiais nos estoques e impede perdas.

4. Gestão de transporte

Um diferente tipo de planejamento que a consultoria em logística auxilia é a do gerenciamento das atividades de transporte. Aqui, entram ações como a implementação de tecnologias, elaboração e verificação de documentação e a gestão da periodicidade de manutenção da frota. Essenciais na rotina, também há o monitoramento das rotas e paradas, cálculo de fretes, estratégias de distribuição e a gestão de despacho. Estes são apenas alguns exemplos das atividades vinculadas diretamente ao transporte de cargas.

5. Ganhos a curto, médio e longo prazo

Um dos principais benefícios da consultoria em logística é a redução de custos. Mas isso não precisa ser imediato. Ao implementar um programa como esse, gastos que poderiam ser cortados serão apontados e, por consequência, reduzidos na hora. Já outros entrarão em um cronograma, sendo implantados no futuro e gerando economia mais para frente. O importante é ter consciência de que o investimento do serviço retorna pela redução de custos do setor.

Como otimizar a consultoria em logística?

Atualmente, é possível demandar boa parte das tarefas com tecnologia. Ferramentas de outsourcing, bastante conhecidas no universo B2B, terceirizam tarefas operacionais, deixando a equipe interna a cargo da estratégia. Quando o assunto é consultoria em logística, não é diferente. Contratar um parceiro para gerenciar sua torre de controle vai ajudar a desempenhar uma série de funções, veja abaixo:

  • identificação e implantação do modelo melhorado da malha logística;
  • auxílio na redução de custos diretos e indiretos;
  • maior integração entre os playersda cadeia;
  • planejamento e garantia do saving;
  • aperfeiçoamento da utilização de ativos;
  • aumento da eficiência na gestão;
  • auditoria de frete.

Felizmente, os benefícios trazidos pela inovação para a consultoria em logística são muito proveitosos. Com eles, dá para ter a redução de custos e gerar dados para embasar decisões. No blog da Nimbi, temos um artigo especial sobre o outsourcing da Torre de Controle que irá lhe ajudar a compreender essa novidade. Até lá!

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin