Hoje em dia, qualquer empresa precisa tornar seu negócio mais sustentável, seja no quesito social, ambiental ou de governança (ESG). No caso de fornecedores, é preciso ficar atento a todas as pontas da cadeia, da compra e fabricação de insumos ao final da cadeia de suprimentos. Afinal, o ESG em compras vai muito além de como uma corporação lida com esses pilares, garante que todos estejam em sintonia e funcionando plenamente.
A integração dos princípios ESG nas operações de compras é uma tendência crescente entre as empresas. Isso significa que fornecedores também estão sujeitos a avaliações baseadas em critérios ESG. Veja como isso afeta:
Ambiental: empresas compradoras estão cada vez mais preocupadas com o impacto ambiental de seus fornecedores. Isso envolve questões como a pegada de carbono, o uso de materiais sustentáveis e a gestão de resíduos. Fornecedores que adotam práticas ambientais responsáveis têm uma vantagem competitiva.
Social: a responsabilidade social corporativa inclui a avaliação das condições de trabalho, a promoção da diversidade e inclusão, e o respeito aos direitos humanos. Os fornecedores que priorizam essas questões são mais atraentes para clientes que buscam parceiros éticos.
Governança: a governança ética nas compras envolve a transparência nas negociações e o cumprimento de regulamentações éticas. Empresas preferem fornecedores com processos de governança sólidos para evitar riscos relacionados à corrupção e antiética.
E para trazer transparência quanto a adequação desses critérios tão importantes nas negociações, uma importante etapa do processo é a homologação de fornecedores. Por meio dela, são garantidos processos mais rigorosos para que a gestão de compras tenha maior estabilidade e confiança quanto a prazos, entregas e preços.
Com isso, o fornecedor constrói relacionamentos mais duradouros com seus clientes e se destaca no mercado, garantindo mais oportunidades. Para isso, existem duas soluções tecnológicas que podem ajudar muito:
Um marketplace corporativo é um ambiente virtual em que fornecedores e clientes podem se conectar de maneira rápida como em um e-commerce padrão.
No Nimbi Private, por exemplo, os fornecedores passam por um processo de homologação logo ao se cadastrarem na plataforma, o que significa que os clientes que estão lá já têm maior segurança de fazer negócio, pois sabem que aqueles possíveis parceiros atendem seus pré-requisitos de políticas internas e governança.
O e-Procurement é uma plataforma de gestão de compras que ajuda empresas a automatizarem todas as tarefas do processo, seja homologação de fornecedores, visibilidade e controle dos pagamentos, analytics ou follow-up, entre outros. Na Nimbi, isso fica ainda mais fácil e flexível, pois essas etapas são divididas em módulos e podem ser contratadas separadamente de acordo com a necessidade de cada um.
Além de facilitar a interação entre fornecedor e empresa, estar na Nimbi significa ter um histórico completo de negociações e cotações, e ter acesso a relatórios de risco para saber como é a percepção do seu cliente e ter insights para melhorar sua reputação no mercado. De novo, uma forma perfeita para inspirar confiança e mostrar para possíveis parceiros como seu negócio lida com o ESG em compras, podendo conseguir até mais contratos por causa disso.
Soluções assim podem ser uma forma excelente de se envolver com o ESG em sua totalidade, balanceando para que sua preocupação com os impactos negativos da sua produção no planeta, nas pessoas e no negócio seja ativa e real em todas as etapas da cadeia, envolvendo as parcerias que faz e até os clientes que escolhe. Porque, assim como um fornecedor precisa gerar segurança, seu cliente precisa ser fiel aos pilares do ESG para a cadeia inteira ser sustentável de verdade.
A Nimbi tem diversas soluções para sua gestão de compras ficar mais segura e confiável, e garantir que essa relação fornecedor-cliente seja cada vez mais transparente e coerente com o ESG e todas as políticas internas e valores de cada um. Por isso, se quiser saber mais como nossa plataforma pode ajudar, leia outros artigos e entre em contato.