ESG em compras garante mais segurança nas negociações

ESG em compras é um ponto de atenção para qualquer empresa, inclusive fornecedores.

 

Hoje em dia, qualquer empresa precisa tornar seu negócio mais sustentável, seja no quesito social, ambiental ou de governança (ESG). No caso de fornecedores, é preciso ficar atento a todas as pontas da cadeia, da compra e fabricação de insumos ao final da cadeia de suprimentos. Afinal, o ESG em compras vai muito além de como uma corporação lida com esses pilares, garante que todos estejam em sintonia e funcionando plenamente.

Como o ESG em compras impacta o negócio do fornecedor?

 

A integração dos princípios ESG nas operações de compras é uma tendência crescente entre as empresas. Isso significa que fornecedores também estão sujeitos a avaliações baseadas em critérios ESG. Veja como isso afeta:

 

Ambiental: empresas compradoras estão cada vez mais preocupadas com o impacto ambiental de seus fornecedores. Isso envolve questões como a pegada de carbono, o uso de materiais sustentáveis e a gestão de resíduos. Fornecedores que adotam práticas ambientais responsáveis têm uma vantagem competitiva.

 

Social: a responsabilidade social corporativa inclui a avaliação das condições de trabalho, a promoção da diversidade e inclusão, e o respeito aos direitos humanos. Os fornecedores que priorizam essas questões são mais atraentes para clientes que buscam parceiros éticos.

 

Governança: a governança ética nas compras envolve a transparência nas negociações e o cumprimento de regulamentações éticas. Empresas preferem fornecedores com processos de governança sólidos para evitar riscos relacionados à corrupção e antiética.

 

E para trazer transparência quanto a adequação desses critérios tão importantes nas negociações, uma importante etapa do processo é a homologação de fornecedores. Por meio dela, são garantidos processos mais rigorosos para que a gestão de compras tenha maior estabilidade e confiança quanto a prazos, entregas e preços. 

 

Com isso, o fornecedor constrói relacionamentos mais duradouros com seus clientes e se destaca no mercado, garantindo mais oportunidades. Para isso, existem duas soluções tecnológicas que podem ajudar muito:

 

Marketplace B2B

Um marketplace corporativo é um ambiente virtual em que fornecedores e clientes podem se conectar de maneira rápida como em um e-commerce padrão. 

 

No Nimbi Private, por exemplo, os fornecedores passam por um processo de homologação logo ao se cadastrarem na plataforma, o que significa que os clientes que estão lá já têm maior segurança de fazer negócio, pois sabem que aqueles possíveis parceiros atendem seus pré-requisitos de políticas internas e governança.

 

e-Procurement

O e-Procurement é uma plataforma de gestão de compras que ajuda empresas a automatizarem todas as tarefas do processo, seja homologação de fornecedores, visibilidade e controle dos pagamentos, analytics ou follow-up, entre outros. Na Nimbi, isso fica ainda mais fácil e flexível, pois essas etapas são divididas em módulos e podem ser contratadas separadamente de acordo com a necessidade de cada um.

 

Além de facilitar a interação entre fornecedor e empresa, estar na Nimbi significa ter um histórico completo de negociações e cotações, e ter acesso a relatórios de risco para saber como é a percepção do seu cliente e ter insights para melhorar sua reputação no mercado. De novo, uma forma perfeita para inspirar confiança e mostrar para possíveis parceiros como seu negócio lida com o ESG em compras, podendo conseguir até mais contratos por causa disso.

 

Soluções assim podem ser uma forma excelente de se envolver com o ESG em sua totalidade, balanceando para que sua preocupação com os impactos negativos da sua produção no planeta, nas pessoas e no negócio seja ativa e real em todas as etapas da cadeia, envolvendo as parcerias que faz e até os clientes que escolhe. Porque, assim como um fornecedor precisa gerar segurança, seu cliente precisa ser fiel aos pilares do ESG para a cadeia inteira ser sustentável de verdade.

 

A Nimbi tem diversas soluções para sua gestão de compras ficar mais segura e confiável, e garantir que essa relação fornecedor-cliente seja cada vez mais transparente e coerente com o ESG e todas as políticas internas e valores de cada um. Por isso, se quiser saber mais como nossa plataforma pode ajudar, leia outros artigos e entre em contato. 

 

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin