Imagine uma grande falha na gestão de compras. Você deixa de comprar determinado insumo, a produção precisa parar, os colaboradores não tem como trabalhar, as entregas atrasam e a insatisfação do cliente aumenta. Apesar de ser um exemplo extremo, já ficou claro como o setor é essencial para toda a cadeia corporativa, certo?
Uma boa gestão de compras exige atenção aos detalhes e cuidado com planejamento, seja preparando investimentos futuros, analisando custos de depreciação e estocagem ou gerenciando a otimização dos contratos para ir muito além de “tirar pedidos”.
Ele pode ser parte central e estratégica da empresa, influenciando todo o ciclo de suprimentos a partir de seus resultados positivos de logística interna e externa.
Um bom gestor precisa estar atento desde as características e necessidades da sua equipe até as últimas novidades de automação do processo de compras, passando por certos pontos-chave de todo o processo para ser assertivo. Confira os cinco principais aqui:
Essa etapa é essencial para evitar problemas como o exemplo do início do texto. Seja para evitar uma falta ou excesso de matéria-prima, o papel de uma boa gestão de compras é analisar padrões e compreender como o fluxo da sua empresa funciona.
Determinado insumo precisa ser reposto de 2 em 2 meses? Os papéis do escritório acabam mensalmente? Avalie a demanda e crie um bom planejamento que leve em conta essas necessidades para suprir suas entregas e garantir qualidade de serviço e produção. Com a plataforma de gestão de compras, por exemplo, isso se torna bem fácil de executar, já que permite notificações e alertas que sinalizam possíveis faltas ou até programa compras automáticas que agilizam os pedidos.
Com um melhor controle de estoques e pedidos, é possível saber exatamente o que a empresa precisa para continuar suas tarefas-padrão. A maior objetividade e precisão para as decisões significa menos erros operacionais e menor retrabalho, ajudando na redução de custos e evitando até mesmo custos exacerbados por causa de emergências. Afinal, se faltasse algum insumo, é provável que você tivesse que comprar às pressas com o triplo do valor normal para cobrir o problema urgente.
Essa vantagem fica óbvia com uma plataforma de gestão de compras ao seu lado. Empresas que usam o marketplace B2B da Nimbi, por exemplo, conseguem uma economia média de até 20% no preço unitário pago pelos itens e reduz seu custo de comprar em 70%. Além disso, cria-se um maior planejamento de compras, de reposição de produtos e a renovação de contratos, diminuindo, assim, gastos empresariais.
Um bom equilíbrio entre custo e benefício é importante para otimização de um processo de compras, por isso é interessante ter acesso a dados e históricos que mostrem onde existem possíveis gargalos e oportunidades para o planejamento da empresa. Quanto mais consistente e confiável for essa informação, mais oportunidades da produtividade crescer em todos os setores da empresa.
Com a ajuda de uma solução de automação de gestão de compras, por exemplo, é possível ter rastreabilidade de todos da equipe que interagem com aquele fornecedor e obter compilados de dados sobre todo o processo de contratação, apontando seu spend, cost avoidance, SLA e diversos outros indicadores de desempenho.
Ter bons parceiros faz toda a diferença. Afinal, confiar na entrega e proatividade de quem trabalha conosco pode ser um incentivo imenso para ganhar segurança nas entregas, negociar valores e formas de pagamento mais vantajosas, e garantir que a experiência dos seus clientes seja sempre a melhor possível. Por isso, o ideal é analisar bem o histórico desses fornecedores e encontrar um equilíbrio entre bom preço e compromisso.
Uma plataforma de gestão de compras como o e-Procurement da Nimbi, tem relatórios de risco que podem ajudar – e muito – nessas horas. Desde a opção básica a avançada, esses documentos podem trazer análises de risco financeiro, fiscal, reputacional, ambiental e até criminal, garantindo maior compliance e segurança.
Como já deve ter percebido, esse tipo de plataforma de gestão de compras é eficaz em otimizar processos do setor. Além de ser um excelente compilado de informações e gerenciamento em um só lugar, o ambiente digital desse software ajuda a integrar todos os conceitos de uma boa gestão para dar maior estratégia para sua empresa, enquanto o operacional se torna cada vez mais automatizado e ágil.
Ser assertivo em uma atividade como a gestão de compras é mais fácil do que parece quando se tem parceiros e ferramentas ao seu lado como essas. A Nimbi conhece bem os desafios do setor de compras e garante que todas suas soluções tenham a tecnologia necessária para ajudar sua empresa a vencer cada um deles. Então que tal conhecer a gente? Entre em conosco e saiba mais.
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