O uso dos marketplaces B2B vem crescendo. E isso não está atrelado a um segmento específico, mas sim a todos que têm um setor de compras interno. Também já não há mais distinção entre os portes das empresas que os utilizam. O que antes estava restrito aos grandes players, agora está ao alcance de companhias que não possuem um capital enorme para investimento em tecnologia. Para aderir, basta querer tornar a área de suprimentos um centro estratégico.
Se você compartilha dessa meta, este artigo traz informações importantes! Você verá como os marketplaces vêm ajudando as equipes de compras a focarem no que realmente importa a partir da automação de até 70% do processo de aquisição de indiretos. Acompanhe!
Olhando para a área de suprimentos da sua empresa, você saberia dizer quanto tempo leva a compra de indiretos? E aqui estamos falando, inclusive, de todos os processos adjacentes que envolvem essas aquisições. Recebimento de solicitação, cotação, troca de e-mails, mensagens e telefonemas com fornecedores, follow-up, conferências… enfim, todo o ciclo. É provável que não dê para quantificar esse trabalho, mas é perceptível que ele demanda um grande esforço do time.
O marketplace B2B atua para tirar dos compradores os processos ― operacionais e bastante morosos ― que envolvem as transações de pouca relevância estratégica. Isso porque mesmo que canetas, papel, materiais de limpeza e outros indiretos sejam importantes, geralmente não agregam ao produto final. Por isso, quanto mais ágeis forem tanto essas negociações quanto o processo de emissão do pedido, mais tempo os profissionais poderão dedicar às questões que agregam mais valor ao negócio.
Essa solução oferece aos usuários um lugar onde todos os catálogos, itens e fornecedores estejam à disposição em poucos cliques e sem que o time de compras tenha que investir seu tempo. Para aumentar o engajamento, as melhores funcionalidades são desenvolvidas para levar a experiência de um marketplace B2C para o B2B. Dessa forma, basta selecionar os produtos, adicionar ao carrinho, determinar o endereço de entrega e finalizar a operação.
Entretanto, os ganhos para a área de suprimentos não ficam apenas na agilidade da transação. Veja outros benefícios de contar com um marketplace B2B na aquisição de indiretos que refletem no foco estratégico do time.
Além desses, homologação e desenvolvimento de novos fornecedores, disponibilização de relatórios e a garantia de segurança das informações são fatores que fazem do marketplace B2B um grande aliado da sua área de suprimentos. Ao fornecer essas funcionalidades, ele possibilita aos compradores voltarem sua atenção aos materiais que realmente importam para a empresa.
O Nimbi Private é uma solução gratuita e hospedada em nuvem. A ferramenta foi desenvolvida para que a sua equipe de suprimentos adquira os insumos que o seu negócio precisa, de forma simples e eficiente. Assim, permite que o time foque em atividades realmente estratégicas. Ao contar com o marketplace, o ganho de produtividade fica em torno de 30%, enquanto o ciclo de compra apresenta uma redução de até 60%.
A plataforma proporciona um ambiente seguro, onde a equipe tem acesso a mais de 100 mil itens já negociados, de diferentes categorias. Para conseguir oferecer essa variedade, o cadastro de produtos, acerto dos preços e a seleção dos parceiros são de responsabilidade da Nimbi. Ao aderir à plataforma, são discutidas as políticas do cliente em relação aos fornecedores, como as condições de prazo e pagamento, locais de entrega, tipo de frete escolhido, entre outros detalhes. Isso permite a personalização do catálogo com os produtos e empresas que realmente interessam para a sua área de suprimentos.
Quer conhecer melhor os detalhes do marketplace B2B? Leia o artigo Entenda como o Nimbi Private garante a agilidade na compra de indiretos e confira um case!