Centralização das informações, facilidade de negociação, acesso a um catálogo com fornecedores pré-qualificados e fluxos de aprovação padronizados. Estes são apenas alguns dos pontos otimizados pelo Nimbi eProcurement que elevam a produtividade do setor de compras. Para sermos mais exatos, aqueles que aderem à solução relatam uma melhora de 42% nesse índice.
Quer saber os detalhes que levam a esse resultado? Continue a leitura e veja por que o Nimbi eProcurement é a ferramenta que a sua equipe de suprimentos precisa!
No dia a dia desse setor, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Enquanto uma requisição chega, outra necessita de acompanhamento e, ainda, há os orçamentos que continuam chegando. Todos esses processos operacionais têm reflexo na atuação dos compradores. Afinal, como passam o tempo apagando incêndios, fica difícil se concentrar em tarefas com potencial estratégico, como a gestão de fornecedores.
Mas a tecnologia veio para mudar essa realidade. O Nimbi eProcurement foi desenvolvido com base na expertise de quase 10 anos junto às áreas de compras de grandes empresas. Por conta disso, pôde mapear as principais dores e, então, oferecer ao mercado uma plataforma modular que atende às exigências de quem está inserido no mercado.
Esse foco na resolução dos principais desafios de compras resultou em um software que facilita a rotina dos profissionais. Consequentemente, eleva o desempenho e aumenta a produtividade. Veja, abaixo, os pontos otimizados.
Colaboradores com anos de casa podem saber de cor todos os procedimentos, fornecedores mais confiáveis ou as sazonalidades do mercado. Porém contar com isso é bastante arriscado, uma vez que esse profissional pode ser desligado da empresa e levar com ele todo esse “acervo”. Já quando há o suporte do Nimbi eProcurement, esse problema não existe.
Isso porque ele surge para se tornar a única ferramenta necessária para suprir as demandas do time. Assim, evitam-se informações espalhadas em e-mails, mensagens de texto ou telefonemas e todos conseguem ter acesso aos dados.
Por outro lado, centralizar não significa restringir. Até porque, em empresas maiores que contam com filiais, não podem sobrecarregar a área de compras central com todas as solicitações. Esse era o caso de um dos clientes do Nimbi eProcurement. Após a adesão, foi definido um valor base para que os clientes internos pudessem, então, dar sequência às suas próprias solicitações.
Então foram concedidos alguns acessos e os colaboradores podiam selecionar os itens desejados de maneira prática, com experiência B2C. Todos os fornecedores disponibilizados estavam pré-qualificados e os preços negociados. Ainda, já havia um fluxo de aprovação estabelecido, que considera as políticas da empresa e questões de compliance. Desse modo, as requisições de indiretos não precisavam disputar a atenção dos compradores com materiais de alto valor agregado, como matérias-primas.
Agora que você já viu como o Nimbi eProcurement age nos processos para garantir uma produtividade muito maior, está na hora de entender, na prática, como isso ocorre. Antes de mais nada, é bom entender como a plataforma funciona.
Ela é disponibilizada em módulos, que podem ser adquiridos de maneira separada. Veja quais são:
A transformação digital já chegou à área de compras. Aqueles que aderem à ela, certamente, percebem os resultados, tanto na produtividade quanto, também, na redução de custos. Uma pesquisa da Hackett Group, empresa líder em benchmarketing, mostrou que aqueles que inserem a tecnologia nos processos, mesmo que pontualmente, alcançam um saving de até 17%. Mas quando é instituída uma cultura de dados e o setor entra na era das Compras 4.0, esse resultado pode chegar a 45%.
O Nimbi eProcurement vem para contribuir com esses números. Como você viu, é uma ferramenta disponibilizada em módulos, ou seja, ela cresce de acordo com as suas necessidades. Mas isso só é possível graças ao seu modelo Service as a Service (SaaS). Isso significa que ela é 100% em nuvem, o que dispensa a aquisição e renovação de licenças, além da instalação em um computador físico dentro da empresa. Ainda, a cobrança é realizada por meio de mensalidades.
Mais que isso, outra vantagem tem se destacado quando o assunto é contratação de uma plataforma para a área de compras. Estamos falando da economia, palavra tão presente no dia a dia desse setor. O Nimbi eProcurement não tem taxa de adesão e sua equipe usa apenas enquanto enxergar valor. Caso contrário, o cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento, sem incidência de qualquer multa.
Agora que você já sabe como o Nimbi eProcurement vai aumentar a produtividade da sua equipe de compras, solicite uma demonstração! Você verá que os resultados irão muito além dos expostos neste artigo.