Software de gestão: Como ele pode auxiliar na automação de processos da sua empresa

Foto de um empresário sorrindo ao usar um software de gestão para auxiliar na automação de processos e progresso da sua empresa.

Software de gestão é essencial para tornar seus métodos mais eficazes e inserir seu negócio no mundo tecnológico. 

 

Em plena indústria 4.0, a automação de processos têm se tornado cada vez mais comum nas empresas brasileiras. Apesar do mito de que essa tecnologia pode substituir o trabalho humano, ela vem cumprindo seu papel em conferir maior produtividade e eficiência ao mercado com novas formas de pensar e gerir, desde um software de gestão até uma câmara fria de armazenamento inteligente. 

 

Muitas empresas e setores têm ganhado com essas inovações, especialmente a gestão de compras. Com uma boa plataforma de fornecedores, por exemplo, é possível otimizar o trabalho dos compradores com negociações mais rápidas que se adequem às políticas de compliance da empresa e conseguir parceiros que, verdadeiramente, contribuem para o negócio. 

 

O que um software de gestão faz?

Esse tipo de sistema de gestão de compras automatiza processos, o que significa que ele  usa a integração de dados e redes digitais para realizar tarefas que antes eram desempenhadas manualmente. Ao implementá-lo na estrutura do supply chain, os compradores ganham, assim, um caráter tático para poderem trabalhar em relacionamento, análise e estratégia ao invés de gastarem energia em um trabalho repetitivo e muitas vezes monótono. 

 

Quais são os benefícios de um software de gestão?

Em um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria em 2022, as empresas ouvidas afirmaram que as principais vantagens na implementação de tecnologias digitais em seus processos foram o aumento da produtividade (72%), melhoria na qualidade de produtos ou serviços (60%) e redução de custos operacionais (60%). 

 

Com esses dados, já podemos ver alguns dos benefícios de incluir um software de gestão em uma empresa, mas vale a pena nos aprofundarmos neles:

 

Aumento da produtividade

O excesso de tarefas mecânicas pode gerar uma sobrecarga que afeta o rendimento e nível de satisfação de uma equipe de compras. Quando entra em ação, o software de gestão de compras faz com que os recursos da organização sejam melhor aproveitados, ajudando a desafogar esses profissionais e a garantir que eles tenham maior qualidade de vida no trabalho, motivando-os a usar habilidades estratégicas. Ou seja, investir na tecnologia ajuda a transformar positivamente a rotina da empresa de maneira geral.

Padronização ampla

A automação agiliza e padroniza o desenvolvimento de diversas operações como orçamentos, cotações, ordens de serviços, registros de entrada e saída, recebimentos e contratos. Com documentos e processos padronizados, a empresa transmite uma imagem mais profissional para o mercado, garante qualidade em todas as etapas e ainda torna o ciclo de tarefas mais eficiente. 

 

Integração de banco de dados

Muitas vezes, informações podem ser perdidas entre setores da mesma empresa. Com o uso de um sistema de gestão de compras, que traz indicações exatas de estoque e qualquer outra informação em tempo real, isso deixa de acontecer. Esse tipo de compartilhamento de dados agiliza a logística e o planejamento de vendas, otimizando o funcionamento do negócio como um todo.

 

Monitoramento de desempenho

Ao utilizar um software de gestão, a empresa pode contar com indicadores realistas, robustos e confiáveis que demonstram seu desempenho e, assim, podem ser utilizados no planejamento dos próximos passos do negócio. 

 

Redução de custos e erros

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas na gestão de compras, é possível controlar o estoque e acompanhar a execução contratual de forma que as aquisições podem ser feitas com antecedência, evitando custos exacerbados em urgências. Cria-se um maior planejamento de compras, de reposição de produtos e a renovação de contratos, diminuindo, também, gastos empresariais.

 

Então, por onde começar?

Para investir em um software de gestão, é importante ter em mente que sua empresa precisa de parceiros confiáveis que realmente se preocupam em ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Um ótimo exemplo disso é a Nimbi

 

A Nimbi é uma empresa de tecnologia especializada em supply chain management, com soluções que aumentam a produtividade e economia para as organizações. Com o propósito de facilitar o acesso à tecnologia de gestão de compras para todos os tamanhos e segmentos de negócios, a Nimbi pretende ser protagonista na evolução da sociedade e mudar vidas com produtos como o Nimbi Private, um marketplace B2B, e o e-Procurement.

Caso queira entender melhor como essas soluções podem ajudar seu negócio a automatizar processos e garantir que se destaque em um mercado tão competitivo e tecnológico, acompanhe nossas redes sociais e leia outros artigos aqui.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin