Depois que a carga pega a estrada, uma nova etapa da gestão de transportes se inicia. E, mesmo que seja a parte final, muita coisa pode acontecer. Trânsito, acidentes, roubos e rotas ineficientes são apenas alguns dos riscos que o TAC corre ao movimentar as mercadorias. Enquanto isso, na outra ponta, embarcador e transportadora precisam saber de cada detalhe para poderem agir ao menor sinal de imprevisto. E é aqui que um bom aplicativo de fretes para caminhoneiros faz toda a diferença.
Entretanto, a realidade de muitos ainda é, de certo modo, analógica. Mesmo contando com a comunicação via aplicativos de mensagens ou telefonemas, nem sempre o motorista está à disposição. Dessa forma, o monitoramento do transporte de cargas fica comprometido e as demais partes, sem informações. Certo, mas e como que um aplicativo de fretes para caminhoneiros pode acabar com esse problema? É o que você verá no conteúdo a seguir! Acompanhe!
Embora já existam alguns aplicativos de fretes para caminhoneiros no mercado, as transportadoras que os utilizam têm uma reclamação comum: é necessário que o TAC esteja com o app aberto na tela para que haja a atualização. Ou seja, mesmo com uma ferramenta que, em tese, deveria facilitar a comunicação, esta ainda fica dependente da disponibilidade do motorista.
Então, esse é o primeiro ponto que deve ser analisado na hora de decidir. Já existem apps que rodam em segundo plano, o que facilita o monitoramento. E, aqui, uma grande diferença que muitos não conhecem: o rastreamento se refere a encontrar a localização de um caminhão e carga em determinado momento. A tecnologia GPS já é uma grande conhecida do setor e é por meio dela que são obtidas essas informações.
Por outro lado, o monitoramento oferece acompanhamento 24h e dados bastante relevantes, tanto para a transportadora quanto para o embarcador. Entre eles, velocidade praticada pelo motorista, freadas bruscas e número de paradas, conferir o trânsito em tempo real, podendo propor alternativas que evitam tráfego intenso e localizar a carga em caso de roubo.
Pelo tópico acima, já dá para ter uma ideia de como as funcionalidades de um bom aplicativo para caminhoneiros ajuda a aumentar a eficiência das entregas. Afinal, com conhecimento de toda a operação na estrada, transportadores e embarcadores podem agir ao menor sinal de imprevistos.
Porém, o maior benefício de contar com essa tecnologia, sem dúvida, é para o TAC. Por meio de um app robusto, ele tem acesso ao detalhamento das viagens e a mapas com rotas e pontos de pedágio. Ao manter comunicação direta com a transportadora, qualquer problema tem o amparo do contratante do frete.
Além disso, o aplicativo de fretes para caminhoneiros atua como um grande coletor de dados que, posteriormente, devem ser usados para otimizar a gestão da logística. Dessa forma, elencamos, abaixo, as diversas maneiras de aumentar a eficiência das entregas apresentadas neste artigo.
Como você pôde ver, a tecnologia presente em um aplicativo de fretes para caminhoneiros pode fazer a diferença na gestão e eficiência das entregas. Entretanto, não são todas que conseguem suprir as necessidades que a logística 4.0 demanda ao transporte de cargas. Portanto, saber distinguir uma ferramenta, realmente, útil é o primeiro passo para alcançar bons resultados.
Além disso, automatizar processos em busca da eficiência e do controle de gastos é cada vez mais urgente para quem lida com a gestão de entregas. Isso porque esses pontos são apenas dois dos desafios do transporte de cargas no Brasil. Conheça os outros no artigo! E se você quiser saber mais detalhes sobre um dos mais robustos aplicativos de fretes para caminhoneiros no mercado, entre em contato com a Nimbi!