Como um aplicativo de fretes para caminhoneiros pode aumentar a eficiência das entregas?

aplicativo de fretes para caminhoneiros

Depois que a carga pega a estrada, uma nova etapa da gestão de transportes se inicia. E, mesmo que seja a parte final, muita coisa pode acontecer. Trânsito, acidentes, roubos e rotas ineficientes são apenas alguns dos riscos que o TAC corre ao movimentar as mercadorias. Enquanto isso, na outra ponta, embarcador e transportadora precisam saber de cada detalhe para poderem agir ao menor sinal de imprevisto. E é aqui que um bom aplicativo de fretes para caminhoneiros faz toda a diferença.

Entretanto, a realidade de muitos ainda é, de certo modo, analógica. Mesmo contando com a comunicação via aplicativos de mensagens ou telefonemas, nem sempre o motorista está à disposição. Dessa forma, o monitoramento do transporte de cargas fica comprometido e as demais partes, sem informações. Certo, mas e como que um aplicativo de fretes para caminhoneiros pode acabar com esse problema? É o que você verá no conteúdo a seguir! Acompanhe!

Aplicativo de fretes para caminhoneiros: como escolher o melhor?

Embora já existam alguns aplicativos de fretes para caminhoneiros no mercado, as transportadoras que os utilizam têm uma reclamação comum: é necessário que o TAC esteja com o app aberto na tela para que haja a atualização. Ou seja, mesmo com uma ferramenta que, em tese, deveria facilitar a comunicação, esta ainda fica dependente da disponibilidade do motorista.

Então, esse é o primeiro ponto que deve ser analisado na hora de decidir. Já existem apps que rodam em segundo plano, o que facilita o monitoramento. E, aqui, uma grande diferença que muitos não conhecem: o rastreamento se refere a encontrar a localização de um caminhão e carga em determinado momento. A tecnologia GPS já é uma grande conhecida do setor e é por meio dela que são obtidas essas informações.

Por outro lado, o monitoramento oferece acompanhamento 24h e dados bastante relevantes, tanto para a transportadora quanto para o embarcador. Entre eles, velocidade praticada pelo motorista, freadas bruscas e número de paradas, conferir o trânsito em tempo real, podendo propor alternativas que evitam tráfego intenso e localizar a carga em caso de roubo.

Como um app para caminhoneiros torna as entregas mais eficientes?

Pelo tópico acima, já dá para ter uma ideia de como as funcionalidades de um bom aplicativo para caminhoneiros ajuda a aumentar a eficiência das entregas. Afinal, com conhecimento de toda a operação na estrada, transportadores e embarcadores podem agir ao menor sinal de imprevistos.

Porém, o maior benefício de contar com essa tecnologia, sem dúvida, é para o TAC. Por meio de um app robusto, ele tem acesso ao detalhamento das viagens e a mapas com rotas e pontos de pedágio. Ao manter comunicação direta com a transportadora, qualquer problema tem o amparo do contratante do frete.

Além disso, o aplicativo de fretes para caminhoneiros atua como um grande coletor de dados que, posteriormente, devem ser usados para otimizar a gestão da logística. Dessa forma, elencamos, abaixo, as diversas maneiras de aumentar a eficiência das entregas apresentadas neste artigo.

  • Planejamento: como o TAC e o contratante têm acesso às rotas e ao detalhamento das viagens, fica mais fácil garantir a melhor rota. Os mapas auxiliam nesse quesito, otimizando o percurso e, dessa forma, ajudando, também, a garantir a economia de combustível.
  • Negociação: para os caminhoneiros, outra forma de aumentar a eficiência das entregas é a possibilidade de negociar e aceitar viagens via app. Assim, a rota atual pode servir para outra viagem e tudo isso pode ser resolvido em poucos cliques.
  • Segurança jurídica: a não emissão dos documentos necessários para o transporte de cargaspode trazer sérios problemas. Especialmente, para o transportador e para o caminhoneiro, que é quem está sujeito às fiscalizações na estrada. Quando o contratante faz esse trabalho via plataforma integrada ao app do TAC, a cada documento emitido uma versão on-line é disponibilizada diretamente no aplicativo do motorista.
  • Dados para análise: em cada viagem, uma série de informações é geradaacerca do motorista e da rota estipulada. Como mencionado acima, um bom app para caminhoneiros consegue dar detalhes sobre velocidade praticada, freadas bruscas e desvios. Tudo isso dá base para que o gestor encontre gargalos e possa saná-los no próximo planejamento.
  • Monitoramento: transportadora e caminhoneiro têm acesso às rotas e acompanhamento em tempo real do deslocamento. Assim, é possível redefinir o trajeto em caso de trânsito, acidentes ou outros imprevistos que possam impactar no prazo determinado para entrega.

Como você pôde ver, a tecnologia presente em um aplicativo de fretes para caminhoneiros pode fazer a diferença na gestão e eficiência das entregas. Entretanto, não são todas que conseguem suprir as necessidades que a logística 4.0 demanda ao transporte de cargas. Portanto, saber distinguir uma ferramenta, realmente, útil é o primeiro passo para alcançar bons resultados.

Além disso, automatizar processos em busca da eficiência e do controle de gastos é cada vez mais urgente para quem lida com a gestão de entregas. Isso porque esses pontos são apenas dois dos desafios do transporte de cargas no Brasil. Conheça os outros no artigo! E se você quiser saber mais detalhes sobre um dos mais robustos aplicativos de fretes para caminhoneiros no mercado, entre em contato com a Nimbi!

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin