Derivado da 4ª Revolução Industrial, o conceito de Compras 4.0 está cada vez mais presente no dia a dia dos gestores. Quem se mantém informado sobre o mercado, certamente, já se deparou com esse termo em alguma página na internet. Mas, também, é comum quem tenha dúvidas sobre o que ele, de fato, representa. Afinal, se a sua equipe já utiliza algum software e digitaliza algumas tarefas, ela já está no mundo 4.0, certo?
A resposta para essa pergunta é não. Contar com uma área de Compras 4.0 vai muito além de apenas implementar algum tipo de tecnologia nos processos. E, para explicar melhor esse assunto, criamos este artigo. Nele, você entenderá o que, realmente, insere a área de suprimentos na chamada “Revolução Digital” e, ainda, terá dicas de como colocar a sua equipe de compras nessa realidade. Acompanhe e confira os detalhes!
Compras 4.0 é um movimento no qual o setor de compras deixa de ser apenas focado em economia e se torna um motor estratégico para gerar lucro. Com base em dados, as equipes de compras conseguem identificar novas fontes de receita, transformando compras em um diferencial competitivo.
Como dá para imaginar, ideia de Compras 4.0 deriva de um movimento muito maior, a Indústria 4.0, como é chamada a Revolução Industrial pela qual passamos. Entretanto, mesmo entre os especialistas, existe uma divisão sobre a conceitualização exata do termo. Por outro lado, entender o que se propõe por meio dele não é difícil.
Tanto na Indústria quanto em Compras 4.0, a nova realidade vai além da simples inserção da tecnologia. Sim, Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial e softwares robustos são parte fundamental disso tudo. Mas, diferente do que muitos pensam, eles são apenas ferramentas, uma vez que a verdadeira revolução está em levar agilidade, transparência e eficiência para as empresas.
No cenário 4.0, os “achismos” saem de cena e entram, no lugar, decisões embasadas em dados concretos, a busca pelo saving e por fluxos de trabalho mais ágeis. A tecnologia ajuda a digitalizar trabalhos, até então, operacionais. Assim, os colaboradores assumem um papel muito mais estratégico.
Na área de compras, isso é bastante perceptível. Aqueles que já implementaram a digitalização das tarefas, agora, se dedicam a tarefas que, de fato, impactam no negócio. Busca, avaliação e gestão de fornecedores, gerenciamento de catálogos, monitoramento de gargalos produtivos e oportunidades de saving são apenas alguns exemplos.
Como você pôde perceber, o conceito de Compras 4.0 vai além da implementação de tecnologias de E-procurement. É preciso que exista, simultaneamente, uma mudança, também, de cultura no setor de suprimentos. Se você quer saber melhor como fazer essa transformação na sua equipe, continue a leitura!
Muitos gestores esbarram na falta de investimentos no setor de compras. Porém, mesmo aqueles que conseguem verba para implementação ainda encontram alguns desafios, como a falta de engajamento dos profissionais. Entretanto, uma inserção digital bem estruturada é capaz de mitigar esses problemas.
Na sequência, você encontra nossas dicas para que a transição para a realidade das compras 4.0 seja bem-sucedida.
A missão da tecnologia é facilitar o dia a dia da área de compras 4.0. Então, nada mais contraproducente que adotar ferramentas complexas que podem, inclusive, estar além das reais necessidades da sua empresa. Por isso, o primeiro passo é entender o que é preciso, de acordo com os objetivos do negócio.
Uma boa solução é buscar por soluções que possam ir crescendo na medida em que as demandas surgem. Um bom exemplo são as plataformas SaaS, que podem ser assinadas por módulos. Assim, sua equipe “monta” a plataforma ideal com base no que eles, de fato, usam e a cobrança, claro, é proporcional ao que se contrata.
Vistas todas essas transformações, não é de se surpreender que o perfil de quem trabalha na área de suprimentos também mudou. O profissional de Compras 4.0, diferente do que muitos pensam, não precisa ser alguém recém-formado ou que está há pouco no mercado de trabalho. Os que já atuam no setor podem, e devem, ser estimulados a assumir essa nova postura.
Para isso, os treinamentos são fundamentais. Eles são uma forma de combater a resistência que ainda é bastante natural entre os compradores. Uma vez que eles entendem que a tecnologia vem para somar e tornar o dia a dia mais fácil, o engajamento acontece naturalmente.
O mercado de Compras 4.0 requer agilidade e aprimoramento contínuo. E isso não se aplica apenas à empresa na qual você trabalha, mas, também, a todo o cenário. A cada dia, novas ferramentas, conceitos e metodologias são apresentados e é essencial que os gestores se mantenham atualizados sobre o que acontece. Buscar essa evolução constante garante a competitividade e o crescimento sustentável do negócio.
Aqui no blog, na seção de E-procurement, você encontra uma série de artigos que exploram o mercado de Compras 4.0 e insights que tornarão sua gestão mais alinhada a este novo momento. Boa leitura!