De acordo com o estudo “Custos Logísticos no Brasil“, da Ilos, os gastos com esse tipo de serviço consomem 7,6% da receita líquida das empresas. Com um número tão expressivo, trabalhar com precisão é determinante. Porém, no dia a dia da gestão de entregas, algumas coisas podem não sair como o esperado, gerando perdas. O primeiro passo para evitar essa situação é conhecer os pontos críticos da roteirização logística.
Neste artigo, separamos as principais falhas desse tipo de processo e o que você deve fazer para tornar a rotina do seu time ainda melhor. Acompanhe!
Fundamental para manter a qualidade do transporte rodoviário, a atenção na roteirização logística é indispensável. Afinal, é por meio da definição assertiva das rotas que os negócios garantem o cumprimento dos prazos de entrega e o melhor aproveitamento de recursos. A partir disso, fica fácil perceber que confiar em hábitos que não geram resultados não é a melhor escolha. Veja abaixo quais são os erros que estão tomando a produtividade das equipes.
Um dos principais desafios da gestão logística é a dependência exclusiva dos sistemas de gestão empresarial – ERP. Quando isso acontece, os profissionais usam apenas as informações cadastradas no software, sem conferir atualizações, checar dados nem acompanhamento da carga. Na era da tecnologia e inovação, esse tipo de atitude é considerada antiquada.
Para utilizar a tecnologia a seu favor, o indicado é utilizar ferramentas com inteligência geográfica. Modernas, elas englobam fatores cruciais que influenciam no transporte. Portanto, são uma ótima opção para gerar caminhos eficientes, bem como a redução de custos do seu setor.
Realizar entregas é uma ação que depende da precisão operacional de todos os envolvidos. Caso contrário, a ocorrência de erros na roteirização logística se torna cada vez mais comum. Alguns exemplos são quando o motorista decide as rotas sozinho, a cubagem não é calculada corretamente, a taxa de ocupação é inadequada, entre outros. Além de gerar falhas, isso resulta no aumento dos gastos com combustível e em muita confusão.
Mesmo com uma agenda agitada, é importante manter a assertividade das informações. Então, não confie na sorte. Sempre tome suas decisões a partir de cálculos, dados e das demandas dos clientes. Se a falta de tempo realmente for um empecilho, sistemas voltados para esse tipo de serviço devem ser uma alternativa.
Operadores que não se preocupam com a qualidade do código geográfico na gestão de entregas estão suscetíveis a cometer erros na roteirização logística. Isso acontece quando são utilizadas coordenadas genéricas que não mostram a posição exata dos objetos. Contudo, a calibração da geolocalização do cliente é necessária para o desempenho e formação das rotas.
Softwares simples de roteirização definem como regra a rota com a menor quilometragem. Porém nem sempre esse caminho vai ser eficiente. Portanto, o ideal é investir em ferramentas avançadas. Essas tecnologias permitem que você escolha aquele que melhor lhe atende dentre os vários perfis disponíveis. Com isso, há opções de rotas, sendo mais fácil adequá-las ao seu cenário de entregas.
A centralização da tomada de decisões nas mãos de apenas um colaborador é um risco muito grande a ser corrido na roteirização logística. Caso essa pessoa falte ou decida deixar a empresa, todo o conhecimento do trajeto de entregas vai embora com ele. Se essa função é feita de forma manual, sem uma solução estratégica, tudo se torna grave.
Dessa forma, o recomendado é descentralizar os dados de entregas e repassá-los para o meio virtual. Além de automatizar o processo, poupará o tempo e poderá utilizar a equipe para atividades estratégicas. E, claro, sempre que precisar, as informações de toda a sua operação estarão disponíveis no sistema.
A otimização do transporte de cargas deve começar pela roteirização logística. Quando bem-feita, ela contribui para diminuir a ociosidade dos caminhões, disputar preços atrativos nos fretes e aumentar a agilidade das entregas. Com os avanços tecnológicos, é possível traçar trajetos inteligentes para garantir a satisfação do consumidor por meio de sistemas de gestão integrada.
Com o Transporta, a ferramenta TMS da Nimbi, por exemplo, grandes players têm conseguido transformar sua vivência na estrada em resultados. Até o momento, a empresa soma mais de 108 mil viagens, transportando R$25 bilhões em mercadorias e ajudando na redução de até 30% dos custos desse tipo de operação. Para descobrir como esse roteirizador auxilia na logística, acesse o blog da Nimbi e confira um conteúdo sobre este assunto. Até lá!