Sistema de gestão de compras: Entenda como uma cultura da inovação pode ajudar sua empresa.

Foto de uma empresária analisando os motivos para implementar uma cultura da inovação para ajudar a sua empresa

Sistema de gestão de compras é um ótimo exemplo de como a automatização aumenta a produtividade e comunicação entre os setores.

 

O mercado de trabalho tem mudado muito, tornando-se cada vez mais ágil e tecnológico. Com uma maior integração dos mundos físico e digital, metodologias como o DevOps e ferramentas como sistema de gestão de compras têm surgido para dar competitividade para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

 

Muitos gestores ainda se perguntam por que implementar uma cultura como DevOps, por exemplo. O principal motivo costuma ser sua eficiência. Afinal, mais do que um método de trabalho, é uma filosofia incorporada à cultura do negócio que permite a automação da abordagem de processos. Isso reduz erros humanos, dá escalabilidade e aumenta desempenho, além de incentivar a colaboração entre departamentos.

 

Na cadeia de suprimentos, isso não é diferente. Para mantermos uma gestão de compras cada vez mais eficiente, precisamos criar processos mais automatizados e cada vez menos manuais. Não é à toa que empresas que realmente incorporam uma cultura de inovação costumam ter maiores taxas de crescimento.

 

Afinal, como a tecnologia colabora com o mercado de compras?

 

Se antes os processos eram feitos manualmente e o sourcing era feito à caneta e papel, hoje, a sociedade e os clientes exigem cada vez mais rapidez de resposta, o que significa que a automação se tornou necessária para qualquer empresa moderna poder se diferenciar. 

 

Ao investir em novas tecnologias 4.0, o negócio tem as condições necessárias para pensar de maneira mais estratégica, aumentar a produtividade e vender mais. Afinal, seu caráter mecânico se torna digital, dando liberdade e tempo para as equipes tomarem decisões com maior planejamento desde a geração de pedidos até a negociação e análise de riscos por meio de indicadores de desempenho reais. 

 

Seja uma plataforma de fornecedores ou marketplace B2B, sua gestão de compras passa a integrar a indústria tecnológica com assertividade, trazendo até mesmo maior satisfação para seus colaboradores, pois ajuda a desafogar esses profissionais e garante que eles tenham maior qualidade de vida no trabalho, motivando-os a usar habilidades estratégicas.

Como as soluções da Nimbi podem ajudar?

Não tem como falar de tecnologia na cadeia de suprimentos sem falar da Nimbi. Especializada em supply chain management, ela é uma empresa com soluções que aumentam a produtividade e economia para as organizações.

 

Seus dois principais produtos são:

 

Nimbi e-Procurement

Esse sistema de gestão de compras permite que o processo seja completamente digital, desde a gestão de fornecedores até o controle de pagamentos de notas fiscais, e pode ser adquirido em pacotes flexíveis que melhor se encaixam na realidade organizacional. 

 

Por exemplo, se o negócio precisa de uma plataforma de fornecedores para cadastrá-los, é possível contratar o módulo Certifica. No entanto, se também precisar solicitar cotações, pode fazer um pacote com os módulos Certifica e Negocia juntos. 

 

Assim, de acordo com cada necessidade, dá para montar uma ferramenta que faça sentido no cotidiano da empresa e ainda ter a possibilidade de evoluir conforme essa realidade for se transformando. 

 

Nimbi Private

Essa ferramenta é uma espécie de marketplace B2B em que a empresa encontra uma solução em nuvem totalmente gratuita para automatizar até 70% das aquisições de indiretos e aproveitar mais de 30 mil itens pré-negociados pela Nimbi. Com integração ERP e personalização, sua gestão de compras tem um saving médio de 15% nas negociações e exige menor esforço operacional das equipes. 

 

Implementar uma cultura que verdadeiramente incentive a tecnologia e a incorpore sem criar embates entre setores ou equipes é um desafio, mas é importante perceber como ela se tornou essencial para negócios do Brasil e do mundo. Se a sua empresa não está preparada para essa transformação digital, talvez esteja na hora de procurar parceiros como a Nimbi que facilitem esse processo. 

Quer ajuda? Temos este e outros artigos que podem tirar dúvidas sobre esse tipo de sistema de gestão de compras e outras ferramentas atuais aqui. Além disso, siga a gente no Instagram, Facebook e Linkedin.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin