Toda gestão de supply chain é uma espécie de fileira de dominós. Se uma peça se move, afeta a outra sucessivamente até que todas estejam em movimento. Pode-se dizer que a primeira seria a área de compras, essencial para o início desse ciclo de produção que desencadeia a produção e entrega do produto.
Afinal, construir essa base com eles a longo prazo permite que seu negócio tenha uma economia de custos, reduza riscos, obtenha maior compliance e gere eficiência.
Compreender como essa gestão de parcerias do supply chain é construída fará com que você e seu fornecedor atendam melhor às expectativas um do outro e encontrar oportunidades de melhoria em três grandes pilares.
Seu fornecedor é capaz de atender seus pedidos no prazo? Tem um atendimento e comunicação sólidos? É confiavel? Essa avaliação deve ser feita antes de firmar o negócio, mas também de maneira constante para garantir sua eficácia.
É sempre importante construir uma comunicação honesta em que você e seu fornecedor conversem sobre necessidades e expectativas, sempre se atualizando de possíveis mudanças ou discrepâncias, por exemplo, em relação a valores e cultura ESG.
Procure sempre encontrar formas de valorizar essa relação por meio de benefícios e incentivos para que esse fornecedor veja você realmente como um parceiro e esteja incentivado a continuar.
Ao investir tempo e energia no relacionamento com fornecedores, sua empresa pode ter muitas vantagens, ainda mais se tiver a ajuda de uma plataforma de gestão de compras para automatizar as tarefas mais operacionais do processo.
A tecnologia pode ajudar você a ter acesso a diversos fornecedores do Brasil todo, garantindo melhores condições por meio de mapas comparativos e relatórios de risco que realmente ajudem a escolher parceiros que tenham qualidade e deem segurança.
No Nimbi Private, é exatamente assim. A empresa tem acesso a um catálogo de mais de 400 mil itens pré-negociados e faz um gerenciamento de fornecedores até mais fácil, já que consegue lidar com mais parceiros por vez e ainda testar e avaliar melhor qual irá realmente construir um relacionamento.
Para manter a gerência e todos os stakeholders satisfeitos, é importante que a equipe de compras tenha números e dados concretos de como essa relação está funcionando. Em uma plataforma de gestão de compras como o e-Procurement da Nimbi é possível reconhecer rapidamente o que está funcionando ao analisar as informações e históricos dos pedidos e contratos, gerando maior valor para sua empresa, mas também para a própria relação que está desenvolvendo com o fornecedor. Isso reduz custos e riscos.
O processo de homologação e manutenção de fornecedores nem sempre é fácil. Por isso, um sistema de gestão de compras pode ser bem útil quando se quer eliminar tarefas tediosas e ver em tempo real que fornecedores de fato estão ajudando o supply chain da sua empresa a se manter nas suas políticas internas e está agindo de acordo com seus valores.
Não tem como negar que uma relacionamento duradouro é feito de confiança, por isso o uso de plataformas e tecnologias para fazer essa gestão de fornecedores é tão importante. É assim que pode-se deixar o lado operacional com quem conhece bem a tecnologia e o mercado para focar na estratégia e valorização dessas parceiras.
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