A área de compras tem ganhado aliados importantes nos últimos anos. Além dos softwares, que conseguem automatizar até 70% dos processos de compra de indiretos, a terceirização também vem se mostrando uma opção interessante para as empresas. Não podemos esquecer, claro, o BPO (Business Process Outsourcing), onde é possível delegar atividades estratégicas para uma equipe externa. Apenas por esta introdução, já deu para perceber que a gama de serviços de compras é grande. Porém, esse universo é ainda mais completo do que você pode imaginar.
Leilões, consultorias, central de compras, racionalização da base de fornecedores, diligenciamento de entregas e homologação são alguns dos exemplos de serviços de compras da Nimbi. Neste artigo, trouxemos a lista completa das atividades oferecidas pela empresa, desenvolvedora especializada em soluções para a supply chain. Acompanhe!
A Nimbi é uma empresa de tecnologia, com soluções 100% em nuvem, voltada para o desenvolvimento de ferramentas de gestão da cadeia de suprimentos. O objetivo é sempre aumentar produtividade e gerar saving para as organizações. E essa meta vem sendo alcançada com sucesso: por meio do marketplace corporativo Nimbi Private, muitas empresas já conseguiram proporcionar um aumento no rendimento de até 30% e uma redução do ciclo de compra de, em média, 40%. Em relação à economia, os ganhos foram de 10% a 15%.
Mas, atuando há 6 anos no mercado, a Nimbi pôde perceber quais as dificuldades mais comuns no setor de suprimentos a partir da interação com diversos ― e grandes ― clientes. Por isso, tem, também, em seu portfólio os serviços especializados para potencializar os resultados da área de compras. Confira, abaixo, quais são.
No BPO Dedicado, como também pode ser chamado esse serviço, a Nimbi disponibiliza um profissional terceirizado que passa a atender as necessidades de suprimentos na própria empresa. Essa é uma ótima opção para desfalques sazonais na equipe, como no caso em que o comprador precisa se ausentar por conta de licenças (maternidade, por exemplo).
Esse serviço realiza a terceirização de uma central de compras para a resolução de solicitações recorrentes, como as de indiretos. Os requisitantes internos enviam as solicitações diretamente para a equipe da Nimbi, ou sistemas que já utilizam e a empresa dá sequência à aquisição. Por lidar com diferentes clientes, conseguem-se negociações vantajosas por conta da demanda e tira do setor de suprimentos interno todo o esforço operacional que envolve esses itens.
Cada empresa tem uma realidade. Por isso, não há um projeto pronto de consultoria. A Nimbi atua sob demanda, desenvolvendo projetos personalizados. Nestes, pode-se explorar tudo que envolve o universo de compras. Sourcing, renegociação de contratos, auxílio técnico e estratégico para quem quer montar um setor de compras interno, avaliação de equipes e processos são apenas alguns exemplos.
Os leilões eletrônicos vêm ganhando espaço como uma opção rápida de negociar e garantir transações mais vantajosas. Embora tecnologias de e-procurement já ofereçam o ambiente adequado para a sua realização, muitos ainda se sentem inseguros em colocar em prática. Afinal, é preciso organizar, convidar e, antes disso, pré-qualificar os fornecedores que participarão. Quando essa missão é delegada à Nimbi, a empresa fica responsável por 100% do processo.
Essa é uma atividade essencial para a área de compras. Mas é inegável que, se feita de forma manual, é morosa e consegue um tempo considerável dos profissionais. Quando esse serviço de compras é contratado, a Nimbi assume toda a parte que envolve a análise de documentos, avaliação reputacional e estudo de viabilidade financeira dos parceiros que já constam na base. Esse é outro processo totalmente personalizado, que deve seguir os parâmetros de cada cliente.
Quem atua no setor de compras corporativas sabe que o trabalho não acaba quando o contrato é fechado. É preciso se certificar de que o pedido foi mesmo recebido e toda a gestão da entrega. Dar atenção a isso ajuda a reduzir o lead time e, também, os custos envolvidos em atrasos ou erros. Sabendo da complexidade da rotina dos profissionais, a Nimbi oferece o diligenciamento de entregas, ou follow-up, como um dos seus serviços. Ao delegar essa tarefa, é possível diminuir o ciclo total de compras e, até, os níveis de estoque.
Problemas com cadastros incorretos, duplicados, irrelevantes ou imprecisos são um grande gargalo para a área de suprimentos. No dia a dia, uma série de novos cadastros é feita quando, na verdade, já existiam. Isso estende as listas e torna o trabalho muito mais complexo ― e propenso a erros. O saneamento de dados como serviço de compras visa a padronizar e racionalizar a base de fornecedores e categorias.
Mesmo com uma visão geral dos serviços de compras, já dá para você ter uma ideia de como a expertise da Nimbi pode atuar, estrategicamente, no seu negócio. Em breve, cada um deles estará explicado, em detalhes, aqui, no nosso blog. Por isso, continue acompanhando! Para tirar suas dúvidas com um de nossos especialistas, entre em contato neste link.