Compras ESG: entenda a importância da responsabilidade socioambiental corporativa.

Compras ESG fazem uma empresa se manter competitiva e valorizada em todas as áreas.

Apesar de ser uma sigla bastante discutida nos meios corporativos, apenas 27% dos brasileiros sabem o que é ESG no país, segundo uma pesquisa realizada pelo Google em 2023. Mesmo com um aumento em relação ao ano anterior, ainda é claro que muitos negócios têm dificuldade de implantar e divulgar ações seja de compras ESG ou em qualquer outro setor da empresa.

 

No entanto, é inegável a importância de assuntos assim para o futuro de uma empresa e sua rede local. É entendendo o impacto que causamos no mundo que podemos fazer a diferença e garantir que a sociedade e nossa empresa continuem por muitos e muitos anos. 

 

Afinal, o que é ESG?

 

Da sigla em inglês, ESG representa a prática de três pilares que se tornaram essenciais para a constituição de uma empresa moderna: Ambiental (E), Social (S) e Governança (G). Em cada um, a organização toma ações de acordo com suas temáticas para conservação do meio ambiente, reciclagem, processos seletivos mais conscientes, diversidade de oportunidades, ações sociais com ONGs, conduta corporativa transparente, mecanismos de defesa contra práticas ilegais, entre outros. 

 

Como colocar em prática esses pilares ESG?

 

Muitas empresas, para se manterem fiéis ao ESG e seus valores, tem um setor especialmente desenvolvido para isso. Assim, as políticas internas podem ser colocadas em prática de maneira concreta e organizada, garantindo que sejam revisadas e avaliadas por todos no negócio. 

 

Com compras ESG em uma plataforma como a Nimbi, por exemplo, é possível fazer a homologação de fornecedores, criar relatórios de risco da reputação deles e ainda analisar se eles também fazem reciclagem durante a produção. Dessa forma, sua empresa garante compliance e governança, e consegue ter certeza que está contribuindo para o ESG procurement tanto internamente quanto externamente, incentivando uma cadeia mais sustentável.

 

Desde compras sustentáveis até o upcycling de materiais, o ESG fortalece a visão do mercado de que a empresa é humana, ética e sustentável, fiel aos seus valores e pilares, o que também ajuda negócios cresceram hoje em dia. 

 

Além disso, sua empresa pode colocar o ESG em prática de muitas formas, e estes são alguns exemplos:

  • Fazer doações para ONGs (Social)

Assim como a Nimbi fez no Dia das Crianças, sua empresa pode escolher algumas datas significativas para incentivar seus colaboradores e parceiros a doar brinquedos, roupas e/ou alimentos, e ajudar sua comunidade local de maneira recorrente.

 

  • Criar um Comitê de política interna (Governança)

Ter uma equipe responsável por analisar as ações da sua empresa de governança e ficar de olho em processos obscuros pode ajudá-la a se manter ética e com sócios conscientes. 

 

  • Incentivar hábitos sustentáveis em stakeholders (Ambiental)

Na Nimbi, por exemplo, temos um papel semente que entregamos de presente com frequência para parceiros e clientes em eventos. Dessa forma, fortalecemos a mentalidade sustentável no dia a dia das pessoas e incentivamos uma vida em harmonia com a natureza.

 

Cada prática e ação, sejam palestras de diversidade ou mudanças sustentáveis de compras ESG, incentiva uma transformação da sociedade em conjunto para que todos, juntos, possam fazer a diferença no mundo, como a Nimbi sempre fala tanto. 

 

São formas de agir e conscientizar que vão além de empresas de procurement. Todas, não importa o tamanho ou setor, podem ajudar na mudança da sociedade. Quer mergulhar nesse tema com outros artigos? Acesse nosso blog aqui e saiba mais. 

08

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin