O desenvolvimento do Nimbi Private teve como base os mais de 6 anos de experiência da empresa com a área de compras. Isso possibilitou à equipe criar uma ferramenta que, mais que agilizar a compra de indiretos, é uma verdadeira solução estratégica.
O marketplace B2B da Nimbi já conta com mais de 350 fornecedores e 100 mil itens já negociados, prontos para serem adicionados ao carrinho de compras. Simples, como no B2C! Neste artigo, você conhecerá outros pontos que fazem da plataforma a solução que a sua equipe de compras precisa. Acompanhe!
Não tem como falar nos diferenciais do Nimbi Private sem mencionar a economia que a plataforma proporciona. E isso se dá desde o momento da contratação. Por ser uma ferramenta em nuvem, não necessita de instalação local nem de aquisição de licenças.
Mas, claro, há o saving que se conquista ao negociar via Nimbi Private. Nele, você monta uma loja virtual com a cara da sua empresa, onde pode escolher entre os mais de 100 mil itens pré-negociados para adicionar. Por lidar com diferentes fornecedores e clientes, a Nimbi consegue gerar um ganho médio entre 10% e 15% na aquisição de indiretos.
Em um levantamento junto aos seus principais clientes, a Nimbi buscou conhecer o saving gerado em diferentes categorias. Os resultados, você confere logo abaixo:
As compras de indiretos devem ser mais rápidas, ágeis e demandar menos dos profissionais. Afinal, eles são muito melhor aproveitados se envolvidos em atividades verdadeiramente estratégicas, como a negociação de insumos de alto valor agregado e matérias-primas. Para proporcionar isso às áreas de compras dos clientes, a Nimbi não limita o número de usuários que podem acessar a loja virtual.
Um bom exemplo de onde esse diferencial se mostrou bastante valioso vem de uma companhia do setor energético. Na medida que os profissionais estavam mais seguros em relação à compra via marketplace, novos acessos foram concedidos aos clientes internos das diferentes filiais. Com os catálogos montados seguindo as políticas de compra da empresa e um limite de gastos preestabelecido, a área de compras central pôde focar em questões mais relevantes e deixar as etapas que envolvem a aquisição de indiretos a cargo da ferramenta.
Confira os detalhes do case: Como a plataforma Nimbi Private assegurou a capilaridade das operações no setor energético
Uma dificuldade comum dos gestores é garantir o engajamento da área de compras no marketplace corporativo. Isso acontece, em grande parte, porque os profissionais já lidaram com mais de um software e não tiveram uma boa experiência ao utilizá-los. Sistemas complexos, defasados e não integrados, muitas vezes, davam mais trabalho aos compradores do que, de fato, ajudavam na rotina. Sabendo disso, durante o desenvolvimento, um dos pilares do Nimbi Private foi o foco na usabilidade.
O intuito sempre foi o de proporcionar uma excelente experiência do usuário por meio de uma interface simples, bastante semelhante a dos marketplaces B2C e que estimulasse o uso. Todos os catálogos têm imagens atualizadas e informações padronizadas para tornar a aquisição de indiretos mais simples. Garantir uma boa experiência também acaba com as chances de compras equivocadas por erros ou falta de especificações dos produtos.
Quando se garante a capilaridade das aquisições de indiretos, há uma preocupação natural com o compliance. E não é para menos: um levantamento da consultoria KPMG apontou que a área de compras foi responsável por 48% das ações dolosas praticadas contra as organizações brasileiras. Para coibir esse tipo de ação e garantir a governança corporativa, a cloud platform da Nimbi protege todos os dados por meio de um robusto sistema de segurança.
Mas grande parte do cumprimento do compliance é construído junto ao contratante do Nimbi Private. Isso porque, no momento em que a plataforma é implementada, todas as políticas são repassadas para a Nimbi. Condições de prazo e pagamento, locais de entrega, tipo de frete escolhido, entre outros detalhes, permitem personalizar o catálogo e garantir a idoneidade das aquisições.
Todo comprador sabe que a transação não acaba quando o pedido é faturado. Ainda há um acompanhamento a ser feito e, até o item chegar ao requisitante, o processo não está encerrado. Esse tempo que transcorre da solicitação ao recebimento é chamado de lead time. E quanto menor ele for, melhor!
Para entender melhor o papel do Nimbi Private na redução desse indicador, foram avaliados o lead time de alguns projetos que já contam com suporte da ferramenta. O resultado foi que, em média, o tempo entre pedido e entrega era de 20 dias em compras spot. Após a implementação, caiu para 3 dias.
Como você viu, são muitos os motivos que tornam o Nimbi Private uma solução para a estratégia da área de compras. Para entender os detalhes de como isso pode ajudar a sua empresa, entre em contato conosco e solicite uma demonstração!