Em poucos anos, muita coisa mudou na área de suprimentos. Ferramentas de automatização, métricas, análises e um papel muito mais estratégico dentro das empresas fizeram com que os gestores se vissem em meio a uma enxurrada de informações e novas exigências. Uma forma de superar essas dificuldades é contar com um parceiro de transformação digital. Assim, o setor interno de compras tem o respaldo de quem é focado, exclusivamente, nas necessidades tecnológicas e processuais da empresa.
Porém, nem sempre é fácil saber como distinguir uma boa parceria. Existem alguns pontos que precisam ser observados e, neste artigo, mostraremos quais são. Além disso, você conhecerá mais sobre a Nimbi, uma empresa especializada em suprir as necessidades de supply chain por meio de serviços e tecnologia. Continue a leitura e confira os detalhes.
Com o boom da transformação digital em compras, houve uma verdadeira revolução na área. Processos, até então manuais, passaram pela digitalização, as cloud platforms surgiram e, agora, métricas como cost avoidance e negociações por leilão eletrônico fazem parte do dia a dia dos compradores.
De fato, as opções para instituir um setor de Compras 4.0 são muitas. E aqui temos o primeiro diferencial de um bom parceiro de transformação digital. Ele deve avaliar as suas necessidades e sugerir mudanças que façam sentido dentro da organização. Outro ponto que deve ser ressaltado é que não basta apenas inserir novas tecnologias. A transformação digital é, também, uma virada de chave em relação à cultura. E a empresa escolhida tem um papel importante nisso.
A terceira questão a ser considerada vai um pouco além da tecnologia em si. Ao buscar por um parceiro em transformação digital, atente-se aos serviços oferecidos por ele. Eles podem complementar as ferramentas propostas e desafogar a equipe interna, possibilitando o desenvolvimento de verdadeiros profissionais de compras 4.0.
Há mais de 6 anos, a Nimbi vem se especializando no desenvolvimento de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos. Nesse tempo, pôde perceber as principais dificuldades dos profissionais e, assim, adequar seus produtos e serviços para superá-las. Por entender todos os pormenores da supply chain, a empresa vai além da tecnologia e oferece o suporte necessário para que a área de compras aprimore seu potencial estratégico. Veja, abaixo, o que a empresa oferece para tornar isso possível.
A tecnologia, claro, está no cerne de tudo que a Nimbi faz. Para a área de compras, duas soluções se destacam: o Nimbi Private e o eProcurement. O primeiro é uma ferramenta gratuita e hospedada em nuvem. Foi desenvolvida para que a sua equipe de suprimentos adquira os insumos que o seu negócio precisa de forma simples e eficiente. Assim, permite que o time foque em atividades realmente estratégicas. Com acesso ao marketplace corporativo, o ganho de produtividade fica em torno de 30%, enquanto o ciclo de compra apresenta uma redução de até 40%.
Já a tecnologia de e-procurement desenvolvida pela Nimbi, pode ser adquirida sob medida para as necessidades da equipe. Os módulos disponíveis abrangem todo o processo de compras, desde a certificação até o pagamento, o que garante até 42% a mais de produtividade para o setor.
Leilões reversos, consultorias, central de compras, BPO (Business Process Outsourcing), racionalização da base de fornecedores, diligenciamento de entregas e homologação. Esses são apenas alguns dos exemplos de serviços de compras da Nimbi. Eles surgiram de uma necessidade que foi observada a partir do envolvimento direto com as equipes de suprimentos de grandes empresas. Mesmo que as tecnologias implementadas já pudessem dar uma grande ajuda quanto à eficiência operacional, determinadas tarefas ainda precisavam de um olhar mais atento. Por isso, a empresa desenvolveu um amplo portfólio de serviços que englobam todas as fases do processo.
No marketplace corporativo, a equipe encontra catálogos com itens já negociados e fornecedores pré-qualificados. Afinal, como a Nimbi já conta com uma base grande e bem diversificada de vendedores, nacionais e regionais, e mais de 400 mil itens já negociados, os compradores não precisarão buscar por novas empresas e fazer a pré-qualificação dos fornecedores. Oferecer essa otimização aos profissionais é uma forma de dar suporte ao desenvolvimento de outras habilidades.
Além disso, os serviços de compras dão um respaldo importante para os compradores. A partir da terceirização de determinadas tarefas e o envolvimento de uma equipe externa, a área de suprimentos ganha com o acompanhamento e a expertise de quem tem dedicação exclusiva nos processos.
Como você pôde ver, a Nimbi possui todos os requisitos necessários para ser considerada uma ótima parceira de transformação digital. Entre em contato com a gente e veja o que mais podemos fazer pela sua área de compras!