Segundo a Futurum Research, 84,3% das empresas que implementaram softwares e plataformas de compras corporativas em compras mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos. Não só isso, como 46,3% afirmaram que, nesse tempo, o processo de aquisição operou com a mesma eficiência. Isso mostra que a escolha por sistemas como o marketplace B2B vem crescendo e impactando a qualidade de produtos – para melhor!
Afinal, além de cortar caminhos, um marketplace B2B permite que empresas façam compras mais rápidas e otimizadas, sem precisar ficar horas e dias buscando fornecedores e fazendo homologação sem sequer ter a garantia de que realmente não haverá quebra de contrato ou que a entrega não será arriscada.
Esse movimento de querer mudanças e otimizar processos é algo que realmente tem motivado muitos empresários e gestores de compras a contratar um marketplace B2B como a Nimbi, para garantir que todos esses benefícios sejam absorvidos pela empresa e assegurem um setor realmente estratégico, já que muitas tarefas manuais podem ser automatizadas por essas plataformas de suprimentos.
Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, é possível gerar competitividade em tempo real com múltiplos fornecedores anunciando os mesmos produtos e maior transparência na previsão de entrega e disponibilidade de estoque, evitando custos exacerbados em urgências e maiores savings. Cria-se um maior planejamento de compras, de reposição de produtos e a renovação de contratos, diminuindo, assim, gastos empresariais.
Ao obter um marketplace B2B, a empresa pode contar com indicadores realistas, robustos e confiáveis que demonstram seu desempenho e, assim, podem ser utilizados no planejamento dos próximos passos do negócio. Além de poder fazer comparações de preços e condições em tempo real antes de fazer a compra, como é feito na Nimbi nos mapas comparativos.
Muitas vezes informações podem ser perdidas entre setores da mesma empresa. Com o uso de plataformas de insumos corporativos, isso é resolvido pois traz indicações de disponibilidade de opções de compra, histórico de transações e outras informações em tempo real.
Ao optar por um marketplace B2B e descentralizar o processo, tornando todos os colaboradores da empresa “compradores” dentro deste ambiente, o tempo gasto tirando dúvidas de especificação de itens, gerando cotações e fazendo followup de propostas vai a zero, que é refletido diretamente no tempo entre a identificação da necessidade de compra e o recebimento do material. O time de compras também ganha tempo porque se desonera de atividades operacionais e repetitivas relacionadas às aquisições não-estratégicas que passam a circular dentro da plataforma.
Estes são apenas alguns benefícios da implantação de um marketplace B2B, afinal, poder fazer renegociações, ter contratos melhor planejados, estar em compliance com o conceito ESG e ter maior contato com fornecedores estratégicos o tempo todo.
Com uma melhor comunicação entre equipes e controle de todos os passos dados, um marketplace B2B é perfeito para levar sua área de compras realmente para o futuro e a inovação, permitindo que sua empresa seja ainda mais competitiva.
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