Gestores sabem bem como o barato pode sair caro, não é mesmo? Muitas empresas costumam se preocupar com preços na hora de contratar um parceiro, mas esquecem como questões como qualidade, atenção a prazos, controle de riscos e responsabilidade fiscal e trabalhista podem ser pontos fundamentais. Por isso, para evitar problemas assim, é importante investir em uma boa gestão de fornecedores.
A gestão de fornecedores é o conjunto de ações cujo objetivo é garantir a entrega de produtos ou serviços com custos adequados, prazo e qualidade. Essas ações consistem no planejamento, seleção, contratação, monitoramento e avaliação dos fornecedores de sua empresa.
Hoje em dia, a tecnologia tem ajudado muito nesse processo com sistemas de gestão de compras que automatizam diversas etapas do supply chain, controlam a validade de contratos e ainda facilitam a homologação de fornecedores de acordo com as diretrizes do seu negócio.
Ao implementar uma série de técnicas e cuidados, é possível criar uma rede de apoio verdadeira para sua empresa, em que fornecedores e você podem se ajudar mutuamente a crescer mediante qualquer desafio.
A gestão de fornecedores melhora a qualidade dos produtos, influenciando diretamente na satisfação do cliente. Também possibilita a negociação de preços mais competitivos. Com parcerias sólidas, a empresa pode obter condições de pagamento vantajosas, reduzindo custos e aumentando os savings e eficiência operacional.
Uma empresa que gerencia bem seus fornecedores, pode garantir que os materiais recebidos sejam de alta qualidade, resultando em produtos finais superiores.
Além disso, essa gestão ajuda a evitar atrasos na entrega. Por exemplo, mantendo um controle rigoroso dos prazos de fornecedores, uma empresa pode assegurar que seu estoque esteja sempre abastecido, atendendo às demandas dos clientes de maneira eficiente.
Para uma gestão eficaz, mapeie processos de compras, classifique fornecedores, defina objetivos, elabore e execute um plano de ação, e avalie os resultados. Reduza perdas financeiras, aumente a colaboração e garanta governança.
Estabeleça um relacionamento de confiança, tome decisões baseadas em dados e automatize processos.
Mapear os processos de compras da sua empresa é fundamental para entender desde a identificação da necessidade até a entrega do produto. Esse mapeamento envolve identificar os responsáveis por cada etapa, recursos envolvidos e possíveis riscos.
Compreender a cadeia de suprimentos, incluindo os custos e processos de cada etapa. Por exemplo, fornecedores podem depender de seus próprios parceiros, afetando custos e prazos.
Esse conhecimento permite escolher fornecedores que oferecem não apenas preços competitivos, mas também qualidade e pontualidade, garantindo uma gestão de fornecedores eficiente.
Classificar os fornecedores é fundamental para entender a importância de cada um deles para a empresa. Considere fatores como volume de compras, impacto no resultado final e grau de dependência de sua empresa.
Utilize uma matriz que avalie criticidade e complexidade para categorizar os fornecedores. Essa abordagem ajuda a priorizar fornecedores e otimizar a gestão de fornecedores.
Você pode classificar seus fornecedores da seguinte maneira:
Definir objetivos e metas é um dos passos para escolher um fornecedor durante a gestão de fornecedores, ele deve ser alinhado à visão e missão da empresa. Esses objetivos devem ser SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais).
A definição clara de objetivos permite uma gestão eficaz e garante que os fornecedores estejam alinhados com os objetivos da empresa, facilitando o crescimento e a eficiência operacional.
Por exemplo, uma meta pode ser reduzir em 10% os custos com fornecedores estratégicos até o final do ano. Esse é um prazo realista baseado em dados precisos e que pode ser mensurado.
Outro exemplo prático seria estabelecer como objetivo aumentar em 15% a pontualidade nas entregas dos fornecedores-chave nos próximos seis meses. Isso poderia ser alcançado implementando um sistema de monitoramento e ajustando contratos para incluir cláusulas de desempenho específicas.
Ao elaborar um plano de ação, esse plano deve detalhar as atividades a serem realizadas, os responsáveis, prazos e recursos necessários. Pode-se realizar uma pesquisa de mercado para identificar novos fornecedores estratégicos para o próximo mês, por exemplo.
Esse planejamento garante um controle eficiente e o cumprimento das metas estabelecidas.
Execute o plano de ação conforme planejado, seguindo as estratégias definidas para selecionar e monitorar os fornecedores. Baseie a gestão de fornecedores em indicadores estabelecidos para avaliar o desempenho, depois registre todas as informações relevantes em um sistema integrado.
Essa etapa garante controle e análise dos dados, facilitando ajustes e melhorias contínuas no processo de gestão de fornecedores.
Avaliar os resultados da gestão de fornecedores é necessário para comparar com os objetivos e metas definidos. Verifique se houve melhorias no desempenho dos fornecedores com base nos indicadores estabelecidos.
Monitorar e avaliar continuamente garantem que as condições contratuais sejam cumpridas e ajudam a ajustar estratégias para manter um padrão elevado de qualidade e eficiência. Essas informações são valiosas para evitar erros futuros e otimizar a avaliação de fornecedores.
Veja a seguir as vantagens da gestão de fornecedores.
Ao contratar um parceiro, é preciso pesquisar e estar ciente de que ele possui os mesmos valores éticos e morais que a sua empresa e está de acordo com diretrizes legais que possam afetar sua reputação e imagem no futuro.
Afinal, para atuar a favor de questões de ESG (Social, Ambiental e Governamental), é importante garantir que não só você, mas todos da sua cadeia estejam na mesma página quanto a isso.
Toda empresa está submetida a riscos, especialmente quando falamos em relações externas ao negócio. No entanto, com uma boa gestão de fornecedores, essas ameaças podem diminuir drasticamente.
Com a ajuda de uma plataforma de compras como a Nimbi, é possível fazer essa homologação de maneira fácil, escolher qual fornecedor faz realmente sentido para seu negócio e deixar tudo registrado no sistema de procurement para garantir compliance das melhores práticas de mercado.
Não tem como negar que fornecedores estão diretamente relacionados ao produto ou serviço que sua empresa entrega. Afinal, é a qualidade dos insumos que utiliza durante todo o processo que vai ajudar o item final a ganhar forma, afetando até mesmo o tempo de entrega.
Para garantir a qualidade dos produtos e serviços, todo o fluxo de produção deve manter um padrão elevado. Os fornecedores responsáveis pelo abastecimento de matérias-primas precisam atender a critérios rigorosos, e isso só é possível por meio de um processo de homologação e análise documental eficaz.
Uma boa gestão de fornecedores garante que seus clientes tenham suas expectativas e necessidades atendidas, gerando maior fidelização e confiança por parte deles. E, quando feita em uma plataforma de compras, ainda controla melhor a vigência desses contratos, assegurando que prazos sejam cumpridos e estoques sejam mantidos.
Uma gestão de fornecedores eficaz reflete em um relacionamento sólido, garantindo condições competitivas, como preços melhores e flexibilidade de pagamento. Isso impacta diretamente no valor final do produto, tornando-o mais competitivo no mercado.
Manter-se atualizado sobre as datas críticas dos contratos ajuda a evitar renovações automáticas indesejadas. Utilizar um sistema de gestão de contratos permite visualizar as datas de vencimento como oportunidades para renegociar ou encerrar contratos, com notificações automáticas que auxiliam nesse processo.
Se um parceiro oferece itens de qualidade, cumpre prazos, segue as melhores práticas da sua empresa e tem preços melhores, você economiza, otimiza processos, sofre menos riscos e ainda pode ter um lucro maior. O valor agregado à sua empresa aumenta e, o que é ainda melhor, seu negócio tem maior estabilidade e apoio ao entorno para crescer.
A gestão de fornecedores reduz perdas financeiras ao garantir que os fornecedores qualificados minimizem problemas com entrega de insumos. Isso mantém o fluxo de produção estável e evita insatisfação dos clientes.
Com fornecedores confiáveis, a empresa cumpre prazos, melhorando sua competitividade e fidelização de clientes. Isso evita a perda de vendas e protege a imagem da empresa no mercado.
A gestão de fornecedores promove a colaboração ao estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores principais, minimizando riscos na cadeia de suprimentos.
Essa colaboração é fortalecida por relacionamentos baseados na confiança e comunicação aberta, permitindo o compartilhamento de inovações e melhores práticas.
Manter linhas de comunicação claras e revisar contratos ajuda regularmente a resolver problemas e alinhar objetivos de médio e longo prazo com seus fornecedores, criando uma parceria que gera oportunidades de inovação e melhoria contínua.
A gestão de fornecedores fortalece a governança ao garantir que riscos, normas e políticas sejam geridos de forma eficaz. Isso ajuda a evitar problemas como fraudes e descumprimento de regulamentos.
Uma governança sólida promove a transparência, reduzindo riscos legais e reputacionais. Isso é crucial para a sustentabilidade da empresa.
Uma gestão de fornecedores bem estruturada assegura que todos os processos estejam alinhados com as diretrizes da empresa, promovendo crescimento sustentável e mitigando possíveis riscos.
Automatizar a gestão de fornecedores permite que a empresa integre diferentes áreas e parceiros, garantindo controle total em tempo real. Isso facilita o acompanhamento dos fornecedores, assegurando qualidade e cumprimento de prazos.
A automação também melhora a gestão das informações, promovendo segurança dos dados e integridade das informações. Ferramentas tecnológicas são indispensáveis para uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos.
Com a automação, a empresa pode gerenciar estoques, vendas e reposições de forma rápida e precisa, reduzindo falhas e otimizando operações.
Como pode ver, uma gestão de fornecedores eficiente pode ser o segredo para sua empresa se tornar mais competitiva em um mercado tão desafiador quanto o que vivemos hoje, ainda mais com a ajuda de plataformas de compras como a Nimbi.
Unindo soluções de marketplace B2B e e-Procurement em um só lugar, a Nimbi auxilia empresas de todos os tamanhos e segmentos a automatizar as etapas do processo de compras que quiser e precisar para ganhar produtividade, tempo e estratégia, resultando em uma excelente gestão de fornecedores.
Garantimos um maior compliance, rastreamento e auditabilidade de todo o processo, promovendo governança e minimizando não conformidades. Essa ferramenta oferece uma redução de até 15% nos custos de aquisição de bens e serviços, além de diminuir 60% dos processos operacionais.
Com BI e Analytics, a visibilidade da performance da operação e da equipe de compras é aprimorada por meio de indicadores de desempenho. A implantação é simplificada, sem custos de inicialização ou multas de rescisão, e com APIs prontas para integração, assegurando um processo de gestão eficiente e transparente.
Diferenciais do marketplace B2B que solução eProcurement oferece:
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